Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Resolvendo problemas com a ideia de lucro
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cálculo de lucro e prejuízo
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Carlos Alves de Almeida Neto
Mentor: Amanda Ferreira Verardo Bilia
Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas
Objetivos específicos
Resolver problemas com a ideia de lucro.
Conceito-chave
Lucro, prejuízo, custo, receita e porcentagem.
Recursos necessários
- Folha de papel A4 branca;
- Atividades impressas em folhas, que poderão ser coladas no caderno.
- Calculadora ou não.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas com a ideia de lucro.
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
# *Tempo sugerido:* 2 min
# *Orientação:* O professor deverá ler o objetivo ou escrevê-lo na lousa no início da aula. Nesse momento é interessante que o professor já faça uma sondagem inicial, perguntando aos alunos o que eles sabem sobre lucro ou prejuízo em diversas situações e se poderiam dar algum exemplo.
# *Propósito:* Compartilhar o objetivo da aula.
# *Discuta com a turma:*
& Quais são suas ideias para calcular lucro ou prejuízo?
& Relembrar porcentagem (fatores de aumento e redução);
& Sugerir que o cálculo de porcentagem ajudará na análise dessas situações.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO