Guia de intervenções
Plano de Aula
Plano de aula: Análise do gráfico de setor (pizza), considerando a dispersão de dados
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Ellen Roberta Braga Bosso
Mentor: Tatiane C Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-las com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.
Objetivos específicos
Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.
Conceito-chave
Observar o gráfico de setor, identificando seus dados numéricos e títulos apresentados, suas principais características. Relacionar com o gráfico de barras e calcular a média, mediana e moda. Interpretar e analisar, relacionando as medidas de tendência central com os números apresentados, considerando a dispersão de dados observada na amplitude.
Recursos necessários
- Caderno;
- Lápis;
- Borracha;
- Giz;
- Lousa.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Relacionar as informações do gráfico de setor (pizza) com o gráfico de barras, calculando e identificando as medidas de tendência central (média, mediana e moda), interpretando os elementos necessários para a análise.
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientação:
Projete na lousa e peça a um aluno que leia em voz alta.
Propósito: Apresentar as propostas de aprendizagens da aula.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO