Plano de Aula

Plano de aula: Conceituar e Calcular Média, Mediana e Moda (medidas de tendência central)

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Medidas de tendência central

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Ellen Roberta Braga Bosso

Mentor: Tatiane C Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

(EF08MA22) - Obter os valores de medidas de tendência central de uma pesquisa estatística (média, moda e mediana) com a compreensão de seus significados e relacioná-los com a dispersão de dados, indicada pela amplitude.

Conhecimentos Prévios

Resolver situações-problema, calculando e utilizando o conceito de média estatística.

Resolver divisões que resultam em decimais.

Interpretar tabelas de acordo com o contexto.

Objetivos específicos

Conceituar e calcular média, mediana e moda

Conceito-chave

Média, Mediana e Moda

Recursos necessários

- Lousa;

- Giz;

- Caderno (para os alunos);

- Lápis;

- Borracha;

- Se necessário, as atividades impressas (para os alunos).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Conceituar e calcular média, mediana e moda

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
OBJETIVO
OBJETIVO

Tempo Sugerido: 2 minutos

Orientação: Leia o objetivo para a turma e esclareça sobre possíveis questionamentos. Os alunos podem levantar hipóteses sobre os conhecimentos que serão veiculados na aula.

Propósito: Conhecer o objetivo que se deseja alcançar ao final da aula

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO