Plano de Aula

Plano de aula: Gráfico de barras, histograma e estatística

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos

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Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Diferenciar variável discreta de variável contínua

Gráfico de barras e Histograma

Conceito-chave

Gráfico de barras; histograma; estatística

Recursos necessários

Datashow ou material impresso

Régua

Lápis para colorir

Material Complementar ao Professor

Saiba como ler gráficos e detonar nos testes.

http://www.gazetadopovo.com.br/educacao/vida-na-universidade/vestibular/saiba-como-ler-graficos-e-detonar-nos-testes-09k40meb0gdrfmwnsigawnrke

acessado em 27/01/2018

Tipos de gráficos e suas características

http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf

acessado em 27/01/2018

Gráficos e tabelas para organizar informações

https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes

acessado em 27/01/2018

Indicação de atividade para expansão - Construindo gráficos em planilhas eletrônicas

http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/MATHEMA%204.pdf

acessado em 27/01/2018

Indicação de atividades para expansão - Construindo e explorando gráficos de coluna

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22857

acessado em 27/01/2018

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Diferenciar variável discreta de variável contínua

Gráfico de barras e Histograma

Aula

Gráfico de barras, histograma e estatística
Gráfico de barras, histograma e estatística
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação:

  • Leia para a turma.

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