Aquecimento
Plano de Aula
Plano de aula: Gráfico de barras, histograma e estatística
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos
Por: Emanoel Carvalho
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Emanoel de Carvalho Silva
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
EF08MA20 - Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)
Objetivos específicos
Diferenciar variável discreta de variável contínua
Gráfico de barras e Histograma
Conceito-chave
Gráfico de barras; histograma; estatística
Recursos necessários
Datashow ou material impresso
Régua
Lápis para colorir
Material Complementar ao Professor
Saiba como ler gráficos e detonar nos testes.
acessado em 27/01/2018
Tipos de gráficos e suas características
http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf
acessado em 27/01/2018
Gráficos e tabelas para organizar informações
https://novaescola.org.br/conteudo/163/graficos-tabelas-organizar-informacoes
acessado em 27/01/2018
Indicação de atividade para expansão - Construindo gráficos em planilhas eletrônicas
http://www.sbembrasil.org.br/sbembrasil/images/MATHEMA%204.pdf
acessado em 27/01/2018
Indicação de atividades para expansão - Construindo e explorando gráficos de coluna
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22857
acessado em 27/01/2018
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Diferenciar variável discreta de variável contínua
Gráfico de barras e Histograma
Aula
Gráfico de barras, histograma e estatística
Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 MINUTO
Orientação:
- Leia para a turma.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO