Plano de Aula

Plano de aula: Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Gráficos e infográficos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Emanoel de Carvalho Silva  
Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA20 -  Representação gráfica (representação e classificação em classes, diferentes tipos de gráficos; erros em gráficos; infográfico; HISTOGRAMA (?) seleção de um gráfico em função do tipo de variável a ser representada)

Objetivos específicos

Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.

Conceito-chave

Gráficos; Barras; Barras Múltiplas; Setores; Histograma; Linhas

Recursos necessários

Atividade impressa para os alunos

Projetor

Material Complementar ao Professor

Como construir um gráfico de setores

https://educacao.uol.com.br/planos-de-aula/fundamental/matematica-como-construir-um-grafico-de-setores.htm

acessado em 26/02/2018

Tipos de gráficos e suas características

http://www.inf.pucrs.br/~cnunes/ferramentas/Aulas/tipos_de_graficos.pdf

acessado em 26/02/2018

Construindo um histograma

http://www.uff.br/cdme/distfreq/distfreq-html/dfreqcont.html

acessado em 26/02/2018

Como calcular porcentagens

http://g1.globo.com/economia/seu-dinheiro/noticia/2012/01/como-calcular-porcentagem.html

acessado em 26/02/2018

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Reconhecer qual o gráfico (barras, linhas, setores, histograma) mais adequado para representar determinadas variáveis.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Orientações:

Projete ou leia para a turma o objetivo da aula.

Propósito:

Compreender que na aula irão analisar o melhor tipo de gráfico para um objetivo definido.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO