Plano de Aula

Plano de aula: Resolução de problemas: área de paralelogramos, losangos e trapézios

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Leonardo Anselmo Perez

Mentor: Emiliano Augusto Chagas

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.

Objetivos específicos

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;

Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.

Conceito-chave

Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Representação percentual. Composição e decomposição de áreas. Resolução de problemas.

Recursos necessários

- Calculadora;

- Fichas de atividades;

- Quadriláteros notáveis recortados ou malha quadriculada (opcional).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Resolver problemas utilizando expressões para o cálculo da área de paralelogramos, losangos e trapézios;

Explorar situações-problema que envolvam composição e decomposição de áreas.

Aula

Resumo da Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios, sendo que alguns quadriláteros notáveis também aparecem com frequência em problemas de ladrilhamento como azulejos e calçadas.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.

Discuta com a turma:

  • Por que essas figuras são chamadas de quadriláteros notáveis? Já viram em algum lugar no cotidiano? (Pode ser que os chamados “notáveis” sejam pouco visíveis no dia a dia. Nesta aula os alunos poderão perceber que não são vistos com frequência porque normalmente são utilizados na composição de outras figuras ou imagens).

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO