Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Resolução de problemas: área de quadrados e retângulos
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resolução de Problemas: Área de Figuras Planas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Leonardo Anselmo Perez
Mentor: Emiliano Augusto Chagas
Especialista de área: Fernando Barnabé
Habilidade da BNCC
(EF08MA16) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de área de figuras geométricas, utilizando expressões de cálculo de área (quadriláteros, triângulos e círculos), em situações como determinar medida de terrenos.
Objetivos específicos
Resolver problemas utilizando expressões de cálculo de áreas de quadrados e retângulos;
Explorar problemas com medidas de terrenos e construções que envolvam também as relações entre as unidades de medidas de área como m² e cm².
Conceito-chave
Conceito de área como medida de superfície. Cálculo de área de quadrados e retângulos. Unidades de medida de área. Resolução de problemas.
Recursos necessários
- Calculadora;
- Fichas de atividades.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
Resolver problemas utilizando expressões de cálculo de áreas de quadrados e retângulos;
Explorar problemas com medidas de terrenos e construções que envolvam também as relações entre as unidades de medidas de área como m² e cm².
Aula
Resumo da Aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Apresente o objetivo da aula para os alunos, deixando claro o que é esperado que eles consigam aprender com as atividades que serão desenvolvidas. Converse rapidamente com eles sobre a importância do cálculo de áreas para resolver problemas que envolvem a medida de superfícies, em especial nas construções de casas e edifícios.
Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.
Discuta com a turma:
- Por que é importante conhecer a área de uma casa ou de um de seus cômodos? Já presenciaram alguma medida de área em suas casas?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO