Plano de Aula

Plano de aula: SOMANDO PROBABILIDADES

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Classificação de eventos

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Descrição

SOMANDO PROBABILIDADES

Autor: Emanoel de Carvalho Silva

Mentor: Tatiane Cristina Guadagnucci

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF08MA19; EF08MA21

Objetivos específicos

  • OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
  • RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
  • ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Conceito-chave

  • SOMA DE PROBABILIDADES; UNIÃO; PELO MENOS

Recursos necessários

  • XEROX DAS ATIVIDADES DE AQUECIMENTO E DE ATIVIDADE PRINCIPAL
  • XEROX DA PLANILHA DE REGISTRO 1 E 2
  • DADOS NUMERADOS DE 1 A 6

Material Complementar ao Professor.

  • Como construir um dado, aqui.
  • Jogos on line sobre probabilidade para ser aplicados no laboratório, aqui.
  • Revendo o Cálculo de Probabilidades aqui.

Matéria publicada por Nova Escola.

  • Estratégias para formação de grupos aqui.

Vídeo disponibilizado por Nova Escola

  • Recordando a Regra da Soma de Probabilidades aqui.

Indicação do Blog da professora Sônia Vieira - USP

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  • OBSERVAR DIFERENTES EVENTOS PRESENTES NUM MESMO ESPAÇO;
  • RELACIONAR PROBABILIDADES DE EVENTOS DISTINTOS NUM MESMO ESPAÇO;
  • ESTABELECER E EXERCITAR A RELAÇÃO DE SOMA ENTRE PROBABILIDADES.

Aula

SOMA DE PROBABILIDADES
SOMA DE PROBABILIDADES

Este PLANO possui um GUIA DE INTERVENÇÃO.

Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 1 MINUTO

Orientação: Leia para a turma o objetivo da aula.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO