Plano de Aula

Plano de aula: Fundamentos da navegação astronômica

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Astronomia e cultura

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma aula introdutória sobre a temática e também como uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. Esta aula tem um requisito climático: ser realizada em um dia ensolarado. Entretanto, é recomendado que o plano CIE8_11TU10 já tenha sido abordado para uma boa compreensão do tema. Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam desta habilidade, consulte o livro: Oliveira, Kepler et al. Astronomia e Astrofísica. LF, 4ª Edição. Também é possível acessar o site do autor, que contém muitos assuntos relacionados com a aula, disponível em http://astro.if.ufrgs.br/. Outra sugestão é o canal de entretenimento, ciência e cultura https://tvescola.org.br/tve/home.

Para esta aula é importante ter informações de localização astronômicas, portanto, antes de dar sequência à aula, é sugerido pesquisar orientações de latitude e longitude locais. Sugerimos o programa de simulação de um observatório gratuito, disponível em http://stellarium.org/pt/. Você também pode usar o roteiro de como localizar a latitude e longitude da sua cidade no Google Maps: https://support.google.com/maps/answer/18539?co=GENIE.Platform%3DDesktop&hl=pt-BR.

Materiais necessários para a aula: Canudo reto, fita adesiva ou cola quente, uma linha fina (linha de pesca, ou fio dental), transferidor, peso leve, papel sulfite ou cartolina.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão montar e utilizar um dos instrumentos de navegação astronômica. Comunique os alunos que eles serão encarregados de analisar como o Sol se move em relação ao horizonte de acordo com a orientação de latitude e longitude.

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