Plano de Aula

Plano de aula: A fome nos países subdesenvolvidos

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais, como mapas, pode ser útil para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE14, por exemplo, pode ser relacionada a esta aula e, então, ser explorada para elaboração de gráficos de barras e de setores, mapas temáticos e esquemáticos (croquis) e anamorfoses geográficas para analisar, sintetizar e apresentar dados e informações sobre diversidade, diferenças e desigualdades sociopolíticas e geopolíticas mundiais.

Materiais necessários: Mapas da fome do mundo disponível nos slides: Ocorrência de desnutrição na população mundial (2014 - 16) e Metas de combate a fome no mundo (de 1990 - 92 a 2014 - 16), disponíveis em: http://www.fao.org/3/a-i4674e.pdf; e fragmento do do resumo do relatório da FAO texto “Adoção de uma abordagem territorial à segurança alimentar e política nutricional” (Fonte: FAO (Food and Agriculture Organization), disponível em: https://www.oecd-ilibrary.org/urban-rural-and-regional-development/adopting-a-territorial-approach-to-food-security-and-nutrition-policy_9789264257108-en)

Lápis e/ou caneta para redação de um texto em folha avulsa.

Se achar necessário, imprima os mapas e o fragmento do texto para cada dupla analisar em suas mesas.

Materiais complementares: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/6QmkfGCGdB5wzqyDF282TVETF7PNbGRnmEynuhhCrFReDr5QSQZvAed7QSC2/geo9-13und01.pdf

Ocorrência de desnutrição na população mundial (2014 - 16) e Metas de combate a fome no mundo (de 1990 - 92 a 2014 - 16), disponíveis em: http://www.fao.org/3/a-i4674e.pdf;

Para você saber mais:

Para compreensão dos níveis de insegurança alimentar você pode consultar o relatório: da FAO (Food and Agriculture Organization): “Avaliação do direito à alimentação” disponível em: http://www.fao.org/3/a-i3454o.pdf

Se achar necessário, o relatório completo sobre a “Adoção de uma abordagem territorial à segurança alimentar e política nutricional” está disponível em:

https://read.oecd-ilibrary.org/urban-rural-and-regional-development/adopting-a-territorial-approach-to-food-security-and-nutrition-policy_9789264257108-en#page1.

Essa notícia complementa o estudo e pode ser consultada para dados recentes: ” Fome aumenta pela primeira vez em quase 15 anos” está disponível no site do jornal El pais no link: https://brasil.elpais.com/brasil/2017/09/05/internacional/1504624883_402058.html?fbclid=IwAR0r_ZxZHK93KmuRvcChFV2YaXSDM2xnWmk2Ji_ym9z5k0AVXkCHboO1ycs

Também você pode consultar o site da FAO (Food and Agriculture Organization) no Brasil : http://www.fao.org/brasil/pt/ ou no mundo: http://www.fao.org/home/en/ para dados estatísticos, notícias recentes e atuação da entidade no mundo.

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desse plano de aula é importante que os alunos tenham aprendido alguns conceitos como a diferenciação econômica dos países desenvolvidos e subdesenvolvidos.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Comente com os alunos que nesta aula eles vão relacionar o problema da insegurança alimentar e os diferentes níveis da fome no mundo. Além de compreender os diferentes níveis de fome no mundo, busca-se que compreendam os desafios de combate a fome em função desses níveis desiguais, sugerindo propostas, políticas adequadas para o combate ao problema no final desta aula. Divida-os em duplas. Você pode reiterar que a insegurança alimentar é a falta de disponibilidade e o acesso das pessoas aos alimentos, ou seja, refere-se ao problema da fome no mundo. Os diferentes níveis serão discutidos posteriormente.

Como adequar à sua realidade: Para iniciar essa aula você pode relacionar o tema da fome ao município onde vocês residem, questionando se há casos de fome no local onde moram.

Para você saber mais:

Você pode consultar o site da FAO (Food and Agriculture Organization) no Brasil : http://www.fao.org/brasil/pt/ (Acesso em 03/11/2018) ou no mundo: http://www.fao.org/home/en/(Acesso em 03/11/2018) para dados estatísticos, notícias recentes e atuação da entidade no mundo.

Há uma referência de 1933 sobre o problema da fome no Rio de Janeiro, do mesmo autor: Castro, Josué de (1933).O Problema da Alimentação no Brasil. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional.

A obra do geógrafo Josué de Castro também pode ser uma referência para essa aula. Nela o autor define o conceito de fome que utilizará em toda a sua obra, além de identificar as áreas de fome endêmica e epidêmica no Brasil. Nesse livro mostra o que o autor pensa sobre o problema da fome e como podemos resolvê-lo: Castro, Josué de (2008). Geografia da fome: o dilema brasileiro - pão ou aço 20 ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira.

O documentário “Histórias da fome no Brasil” produzido pela Ação da Cidadania, mostra uma cronologia da fome no país. Do Brasil Colônia, onde foram plantadas as sementes das desigualdades sociais, até as políticas públicas recentes que culminaram na saída do Brasil, em 2014, do Mapa da Fome divulgado pela ONU, retrata como se deu o enfrentamento desse mal por parte da sociedade e do governo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=eqGDdFexVmo&app=desktop (Acesso em 10/11/2018)

O IBGE também publicou estudo recente acerca do assunto intitulado “ ODS 2: defesa da agricultura sustentável e o combate à fome” onde André Costa e Octávio Costa, pesquisadores do IBGE responsáveis pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 (ODS 2), comentam sobre os desafios que o Brasil tem pela frente e o papel do IBGE nesse trabalho. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/18869-ods-2-defesa-da-agricultura-sustentavel-e-o-combate-a-fome (Acesso em 10/11/2018)

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