GEO9_13UND03 - Artigo Revolução Verde
Plano de Aula
Plano de aula: Revolução Verde
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Produtividade, rentabilidade e segurança alimentar
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09GE13 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade diz respeito à análise da importância da produção agropecuária na sociedade urbano-industrial ante o problema da desigualdade mundial de acesso aos recursos alimentares e à matéria-prima. Assim, o uso de materiais didáticos visuais como mapas, podem ser úteis para interpretações e comparações entre as localidades. Como esta habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. A habilidade EF09GE12, por exemplo, pode ser relacionada a esta aula e, então, ser explorada para relacionar o processo de urbanização às transformações da produção agropecuária, à expansão do desemprego estrutural e ao papel crescente do capital financeiro em diferentes países, com destaque para o Brasil. Assim como a habilidade EF09GE11 que busca relacionar as mudanças técnicas e científicas decorrentes do processo de industrialização com as transformações no trabalho em diferentes regiões do mundo e suas consequências no Brasil.
Materiais necessários: Artigo de referência deste plano para análise e interpretação, lápis e/ou caneta, papel sulfite, caderno, pesquisa prévia realizada em casa pelo alunos sobre o assunto: Revolução Verde. O artigo sugerido para ser trabalhado em sala de aula (trecho dele no slide 4) disponível em: https://nossofuturoroubado.com.br/revolucao-verde/ (Acesso em 06/12/2018), deve ser lido obrigatoriamente e integralmente pelos alunos em casa para execução desse plano de aula. Se for possível, solicite-os que tragam impresso ou façam anotações/resumo acerca de sua leitura. O resultado solicitado para esse plano de aula é a montagem de uma mapa conceitual.
Materiais complementares:
Artigo completo “Revolução Verde”: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qSadYhCws63wRjgJYgScvGMn2JdF8HraqMCMnggXsU9EpRykn5YbRUeHAxHU/geo9-13und03-artigo-revolucao-verde.pdf (Fonte: https://nossofuturoroubado.com.br/revolucao-verde/).
Contextos prévios: Os alunos devem ter compreendido o papel da agricultura no mundo e a diferença tecnológica entre os países desenvolvidos e subdesenvolvidos. É importante que realizem uma pesquisa prévia em casa sobre o assunto (Revolução Verde) para poderem discutir em sala de aula nos grupos e montar um mapa conceitual como resultado.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: O plano de aula que se segue procura discutir a inserção de tecnologia no meio agrícola para incremento da produção nos países subdesenvolvidos e discute os impactos ambientais e sociais dessas tecnologias para a população desses países. Eles irão discutir e debater sobre o assunto compreendendo que a modernização do setor agropecuário incrementou a produção agrícola nos países subdesenvolvidos. Porém, mais voltado aos cultivos para exportação e beneficiando grandes produtores e empresas, com poucos benefícios para o mercado interno e para as populações locais, entre outras consequências que irão ser discutidas ao longo desse plano.
Esse plano busca trabalhar com aula invertida, ou seja, exige uma pesquisa prévia dos alunos em casa para realização da aula em sala de aula. Trata-se de uma estratégia de metodologia ativa, mantendo o aluno como protagonista de seu estudo e aprendizagem. Para maior clareza vamos dividir esse plano de aula em etapas:
1.Organize os alunos em trios ou grupos de quatro.
2. Oriente-os a realizar uma pesquisa prévia em casa sobre o termo “Revolução Verde” e suas consequências nos países subdesenvolvidos. Solicite que tragam informações sobre o assunto. Para isso recomenda-se alguns artigos, como os citados e descritos abaixo (Para saber mais). Você pode solicitar uma divisão dos grupos para a pesquisa e leitura dos textos recomendados e outras fontes que encontrarem e acharem adequados. Eles podem fazer uma síntese em casa a respeito da definição do conceito de “Revolução Verde” e suas consequências ou trazer trechos dos artigos e material de pesquisa copiados ou impressos. Não esqueça de solicitar que anotem a fonte de pesquisa. O artigo sugerido para ser trabalhado em sala de aula (trecho dele no slide 4) Disponível em: https://nossofuturoroubado.com.br/revolucao-verde/ (Acesso em 06/12/2018), deve ser lido obrigatoriamente e integralmente pelos alunos em casa para execução desse plano de aula. Se for possível, solicite-os que tragam impresso ou façam anotações/resumo acerca de sua leitura.
3. A partir das leituras, eles irão comparar textos e responder perguntas sugeridas para, como resultado final, produzir uma mapa conceitual sobre o assunto.
Material complementar
Artigo Revolução Verde: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qSadYhCws63wRjgJYgScvGMn2JdF8HraqMCMnggXsU9EpRykn5YbRUeHAxHU/geo9-13und03-artigo-revolucao-verde.pdf
Para você saber mais: O artigo: “Revolução Verde e a apropriação capitalista” por Thiago O. Andrades e Rosângela N. Ganimi discute os impactos da inserção de tecnologia no meio agrícola no mundo e no Brasil e seus desdobramentos para promover a reprodução do capital e a desigualdade entre países. Disponível em: https://www.cesjf.br/revistas/cesrevista/edicoes/2007/revolucao_verde.pdf. (Acesso em 06/12/2018).
O artigo: “A Revolução Verde e o lucro de cada dia” por Cristiane Alves discute o uso de agrotóxicos no mundo globalizado. Disponível em: https://jornalggn.com.br/noticia/a-revolucao-verde-e-o-lucro-de-cada-dia-por-cristiane-alves. (Acesso em 06/12/2018)
O artigo: “A Revolução Verde é insustentável” de Carlos G. Penna aborda as consequências e os impactos desse processo no mundo. Disponível em: https://www.oeco.org.br/colunas/carlos-gabaglia-penna/21480-a-revolucao-verde-e-insustentavel/ (Acesso em 06/12/2018).
O artigo: “O desenvolvimento da agricultura brasileira e mundial e a idéia de Desenvolvimento Rural” aborda a Revolução Verde no país e as consequências dessa modernização agrícola. Disponível em: http://www.deser.org.br/documentos/doc/DesenvolvimentoRural.pdf. (Acesso em 06/12/2018).
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO