Plano de Aula

Plano de aula: A América Latina no contexto pós-Guerra Fria

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos ou projetor. Mapa-múndi ou mapa da América. Folhas de papel sulfite.

Material complementar:

Imagem da escultura Mão, de Oscar Niemeyer, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qnAsDwPQwXStXENqYzDYYZ9EFy6F8P3Pn4EEWQBp7zjm5HA5PbdPGtM6tVcx/his9-34und01-contexto-1-imagem-da-escultura-mao-de-oscar-niemeyer.pdf

O significado da escultura Mão, de Oscar Niemeyer, e fala de Oscar Niemeyer sobre o sentido da escultura, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/zUudqsx6jwGBprpZDbPACsSbwGZkhkPJfP4DX7zRgttqGSE5vmaEQwBJWuv9/his9-34und01-contexto-2-o-significado-da-escultura-mao-e-oscar-niemeyer-sobre-o-sentido-da-escultura.pdf

Mapa: O Mundo bipolar de 1945 até o final da década de 1980, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/r4C4ruGbvgWApbTAHEFNcqHtKfPMfBe7AdHRsTDWRTqKfTvtMR6CdEGEUWKV/his9-34und01-problematizacao-1-mapa-o-mundo-bipolar-de-1945-ate-o-final-dos-anos-1980.pdf

Trechos de artigos científicos - Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil, de Márcio Pochmann, e América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria”, de Mônica Hirst, para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FJsw2gpDuFhXn5FCvs98dTNaw2qvX7Z6Qmtgmg7NhbYx3mHYcFGMHhFDKFE3/his9-34und01-problematizacao-2-trechos-de-artigos-sobre-as-areas-centrais-e-perifericas-do-mundo-capitalista.pdf

Glossário para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/smt8Me4f8fGEBaAfHTVSgCRQDpmYdchugqjB4A2nV5DGk4srS4tC9tmhsnef/his9-34und01-problematizacao-3-glossario.pdf

Professor, para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

Sobre o Memorial da América Latina:

http://www.memorial.org.br/o-memorial/

Biografia de Oscar Niemeyer:

http://www.memorial.org.br/obras-de-arte/mao/biografia-oscar-niemeyer/

Links para os artigos completos:

Proteção social na periferia do capitalismo: considerações sobre o Brasil, de Márcio Pochmann

http://www.scielo.br/pdf/spp/v18n2/a02v18n2.pdf

América Latina-EUA em tempos de pós-Guerra Fria, de Mônica Hirst

https://www.revistas.usp.br/revusp/article/download/13782/15600/

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações ao professor: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo desta aula é fazer com que os estudantes compreendam a posição subalterna ocupada pela América Latina no pós-Guerra Fria.

Segundo o Dicionário de História do Mundo, Geopolítica é “Uma abordagem para compreender a política internacional que busca explicar o comportamento político dos Estados em termos de variáveis geográficas, tais como tamanho ou localização”, p. 298

WRIGHT, Edmund; LAW, Jonathan. Dicionário de História do Mundo. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA