Plano de Aula

Plano de aula: As políticas econômicas adotadas na América Latina no pós-guerra fria

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Políticas econômicas na América Latina

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI34 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos ou projetor para projeção;

Material complementar:

Texto sobre Política Econômica para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/wAv7Uwq8JfQSpeHS4kuBkcverR97bXwwGPtuRYU88eV4b8wmPxGjhCZcts9g/his9-34und03-contexto-o-que-e-politica-economica.pdf

Texto “Consenso de Washington” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YscS3kXb644hXAxeuK3sMuP6k9c7Yg8wesPjJ33ssMSCDqv9b5gMafpvDwgr/his9-34und03-problematizacao-1-consenso-de-washington.pdf

Texto “Colômbia nos anos 1990” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h4HjnMvaJP7bHfAQZTHbgQ6pvePrCfTF925H5HF2BGKtw6EbsqjEWnA3Zgs4/his9-34und03-problematizacao-2-colombia-nos-anos-1990.pdf

Texto O programa “Agenda Venezuela” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/xSGUGnvDH5ZfSsRJ2jFNC7hAwaxYTq2sBbrmWwXVn4G2MnGgXcJ22Vh4SK3a/his9-34und03-problematizacao-3-o-programa-agenda-venezuela.pdf

Texto “Os programas de austeridade fiscal argentinos” para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dPXtz4wwJgRP4cgbUS6aUpvrerQst5wtrRZgxbgrfr2RPBvtstsw58YUPbfh/his9-34und03-problematizacao-4-os-programas-de-austeridade-fiscal-argentinos.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico desses documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

  • Política econômica

FERREIRA, Lucas; NAPOLEÃO, Fábio. Um balanço da economia argentina nos anos 1990/2000: do retrocesso ao crescimento. Disponível em: <http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Geografiasocioeconomica/Geografiaeconomica/05.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018

O que é política econômica?. Disponível em: <http://www2.unijui.edu.br/~castoldi/econo/Texto_5.pdf>. Acesso em: 07 dez. 2018

URIBE, Ramiro. La economia colombiana en la década de los noventa: dilema entre el mercado interno y el mercado internacional. In: Ensayos de Economia, 2001. Disponível em: <https://revistas.unal.edu.co/index.php/ede/article/viewFile/23943/24603> Acesso em: 07 dez. 2018

WILHELM, Vandiana. A Trajetória do Neoliberalismo na Venezuela e sua Conjuntura Atual: uma análise das políticas governamentais desencadeadas a partir do ano de 1998. In: Rebela: revista brasileira de estudos latino-americanos. v. 1, n. 2, out. 2011. Disponível em: <https://rebela.emnuvens.com.br/pc/article/viewFile/25/83> Acesso em: 07 dez. 2018.

ZAPATA, Carlos. Reformas económicas, políticas y sociales en Colombia en la década de los 90. Disponível em: <https://www.zonaeconomica.com/colombia/reformas> Acesso em: 07 dez. 2018

  • Consenso de Washington:

Consenso de Washington. Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/geografia/consenso-washington.htm>. Acesso em: 07 dez 2018.

PENA, R.F.A. Consenso de Washington. Mundo Educação. Disponível em: <https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/consenso-washington.htm>. Acesso em: 07 dez 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar ao fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

O objetivo desta aula é fazer com que os estudantes discutam sobre as consequências da influência neoliberal nas sociedades latino-americanas.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA