Plano de Aula

Plano de aula: A Revolta da Armada

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Da Primeira República ao fim da Era Vargas

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Habilidades BNCC:

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI01, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Impressão das fontes.

Impressão ou projeção das fotos e do trecho da Constituição.

Material complementar:

Contexto - Imagens para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/pN3w9VUWhB8rKJZUQPwwHnu46UNzskVpjz3TQFbr6g4EQTbQjgbXbTPBZMAc/his9-02und01-contexto-imagens.pdf

Problematização 1 - Fontes e perguntas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/gqmpHv34GsNj5EVuzjaGAj97tdKXKUrEuqDBRHvhhv4p9q5p7Qc2F56jkQKH/his9-02und01-problematizacao-1-fontes-e-perguntas.pdf

Problematização 2 - Respostas para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bkVvj3ZMUtQ4ghnPNEJ6Qzc4m2MW8FSxhSrebgRqh3MWgwJtgy2bQs9AdxEC/his9-02und01-problematizacao-2-respostas.pdf

Problematização 3 - Constituição de 1891 para impressão:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/AxWH7ZRQyHDk6qmRF8tM4S5pMASESEhGC363Pg9ePjHAe8ubP5AkW78P5sGC/his9-02und01-problematizacao-3-constituicao-de-1891.pdf

Problematização 4 - Organograma com a relação entre as fontes e as imagens:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Erc7C9GHsMF24BW4KHjAUHryGvSGe7CcFn3jpUWA7xjVsnWqEGPqjXJG2pA7/his9-02und02-problematizacao-4-organograma-com-a-relacao-entre-as-fontes-e-imagens.pdf

Para você saber mais:

VILLALBA, Epaminondas. A Revolta da Armada de 6 de setembro de 1893. Lençóis Paulista-SP: Biblioteca Digital. Disponível em: <http://bmol.lencoispaulista.sp.gov.br:8080/xmlui/handle/1/53>. Acesso em: 7 fev. 2019.

PEREIRA, Ledir de Paula. O positivismo e o liberalismo como base doutrinária das facções políticas gaúchas na revolução federalista de 1893-1895 e entre maragatos e chimangos de 1923. Porto Alegre-RS: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2006. (Dissertação de Mestrado). Disponível em: <https://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/12772>. Acesso em: 7 fev. 2019.

Os jornais utilizados

Gazeta de Notícias, 8 de setembro de 1893

Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2019.

Gazeta de Notícias, 14 de setembro de 1893.

Disponível em: Acesso em: 5 fev. 2019.

Sobre os jornais

BRASIL, Biblioteca Nacional Digital. O Paiz. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/o-paiz/>. Acesso em: 5 fev. 2019.

BRASIL, Biblioteca Nacional Digital. Cidade do Rio. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/cidade-do-rio/>. Acesso em: 5 fev. 2019.

BRASIL, Biblioteca Nacional Digital. Jornal do Brasil. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/jornal-do-brasil/>. Acesso em: 7 fev. 2019

BRASIL, Biblioteca Nacional Digital. A Nação. Disponível em: <https://bndigital.bn.gov.br/artigos/a-nacao/>. Acesso em: 7 fev. 2019

Sobre o nome de Florianópolis

ALVES, Rubem. Floriano merece o nome da capital catarinense? 2010. Disponível em: <http://floripamanha.org/2010/03/floriano-merece-o-nome-da-capital-catarinense/>. Acesso em: 5 fev. 2019.

Sobre textos jornalísticos

SILVA, Débora. Textos jornalísticos. Terra Educação: Estudo Prático, 2015. Disponível em: <https://www.estudopratico.com.br/textos-jornalisticos/>. Acesso em: 15 fev. 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Para a vivência desta aula, solicite que os alunos se organizem em grupos de três ou quatro integrantes. O direcionamento da escolha das equipes poderá ser realizado pelos próprios alunos ou por você com o objetivo de garantir que possam realizar com sucesso a atividade proposta.

É importante iniciar a aula apresentando o objetivo para os estudantes. O objetivo poderá ser projetado, escrito no quadro ou lido para a turma. Este momento é bem relevante para que os estudantes compreendam a temática que será estudada e qual a sua importância para compreensão do período republicano brasileiro. No entanto, procure não antecipar algumas questões neste início a fim de garantir a atenção e interesse dos alunos durante toda a vivência da aula.

A proposta desta aula é que os alunos identifiquem as principais características da Revolta da Armada por meio de recortes de jornais do período.

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