Plano de Aula

Plano de aula: Construção de Brasília

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reflexões sobre o Brasil 1946-1964

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI18 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.

Material complementar:

Constituição de 1891

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NmfGupkesfemhq6ScJMt7ujUMWHuPkQqDBuKNsVgk8NrpX4JWxcmqFs9Kqe7/his9-18und01-constituicao-de-1891.pdf

Fala de Lúcio Costa

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QwRT8DExC6KxNZBHGdUevF7ezwy7rFUsHRMCq2C56mqRR3fY3S6GHkAMRyX9/his9-18und01-fala-lucio-costa-a-revista-manchete.pdf

Candangos na construção de Brasília

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/rwsQze7uSRnEjYK56maYmdEBnEFJ9NQQWXf5AVfujshBJXDBNtUdnRuxuYfj/his9-18und01-candangos-na-construcao-de-brasilia.pdf

Lei de construção de Brasília

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/QQzB8gHQWuSjkAmW9VvRnjypRhxuyDwZ6V2EuY6sVdrHd4SSUjKTqT7rnCRD/his9-18und01-lei-de-construcao-de-brasilia.pdf

Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as Informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.

Para você saber mais:

Brasília: A Construção de um sonho. https://www.youtube.com/watch?v=WFDUkd88XDI Acesso em: 19/02/2019.

A Construção de Brasília. https://www.youtube.com/watch?v=wxB62_csHP4 Acesso: 19/02/2019.

Construção de Brasília. http://memorialdademocracia.com.br/card/construcao-de-brasilia Acesso: 19/02/2019.

Como foi a Construção de Brasília. https://super.abril.com.br/mundo-estranho/como-foi-a-construcao-de-brasilia/ Acesso 19/02/2019.

Revista Brasília. http://www.arpdf.df.gov.br/revista-brasilia/ Acesso: 19/02/2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam onde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.

Para o professor:

A intenção de construir a Capital Federal no Planalto Central era antiga, tanto que a Constituição de 1891 já demonstra tal fato. Considerado para muitos como audácia, JK propõe-se a colocar o plano em prática. Urbanistas como Lúcio Costa e o arquiteto Oscar Niemeyer auxiliaram no projeto.

Porém, a construção de uma cidade em apenas alguns anos precisou de muita mão de obra, então trabalhadores do Brasil inteiro, principalmente do Nordeste, deslocaram-se buscando vagas de emprego. Daí que vemos o próprio urbanista Lúcio Costa traçar em entrevista à revista Manchete os dois lados da nova cidade, ainda comparando o ambiente daquele contexto ao próprio Brasil. Como pode ser visto no documento “Fala de Lúcio Costa à revista Manchete”: “O que ocorre em Brasília e fere nossa sensibilidade é esta coisa sem remédio, porque é o próprio Brasil. É a coexistência, lado a lado, da arquitetura e da antiarquitetura, que se alastra; da inteligência e da anti-inteligência, que não pára; é o apuro parede-meia com a vulgaridade, o desenvolvimento atolado no subdesenvolvimento; são as facilidades e o relativo bem-estar de uma parte, e as dificuldades e o crônico mal-estar da parte maior”.

Assim, existe o contraste entre o sonho de modernizar o Brasil, baseado na exploração das camadas populares, que muitas vezes são invisibilizadas nestes processos. É possível identificar nos candangos, no documento: “Candangos na Construção de Brasília”, nas suas condições de trabalho e de vida, um verdadeiro contraste.

Portanto, é demonstrada a incrível façanha de realizar uma construção tão grandiosa no interior do Brasil, mas que contrasta com o sofrimento e a desigualdade produzidas, como pode ser vista na fotografia de candangos preparando sua alimentação, tendo ao fundo edifícios grandiosos. Assim, a reflexão proposta sobre as transformações urbanas somadas às desigualdades são um dos convites aos documentos em voga.

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