CHARGE período JK
Plano de Aula
Plano de aula: Desigualdades sociais no governo JK
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Reflexões sobre o Brasil 1946-1964
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI18, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Cópias impressas dos textos.
Material complementar:
Charge período JK
Propaganda Carro 1
Propaganda Carro 2
Para que os alunos aprendam a interpretar fontes históricas, é muito importante que você não forneça a eles as informações básicas sobre a fonte histórica antes da leitura de cada uma delas. Não comece a aula com uma exposição sobre o contexto histórico destes documentos, pois isso os impediria de construir o Contexto com base nas fontes, que é o objetivo central da aula de História.
Para você saber mais:
http://memorialdademocracia.com.br/card/passagem-aumenta-e-o-rio-para#card-87
http://memorialdademocracia.com.br/card/nacional-desenvolvimentismo#page-4
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/Desenvolvimentismo
https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/JK/artigos/Economia/PlanodeMetas
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. É muito importante começar com a apresentação do objetivo para que os estudantes entendam o que farão e compreendam aonde se quer chegar no fim da aula. Contudo, tome cuidado para, ao fazer isso, não antecipar respostas desde o começo. É necessário sempre garantir que os alunos construam o raciocínio por conta própria.
Para o professor:
Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil de 1956 a 1961. Seu Plano de Governo pautou-se na industrialização como ferramenta para o crescimento, sobretudo com o Plano de Metas, que consistia num projeto de desenvolvimento para o Brasil.
Os setores que seu governo priorizou foram: energia, transportes, indústrias de base, alimentação e educação. Também foi incluído no Plano de Metas a construção de Brasília bem como a mudança para lá, como Capital Federal, ocorrendo um concurso organizado por Oscar Niemeyer para o Plano Piloto de Brasília, organizado por Lúcio Costa.
No entanto, a desigualdade produzida fez parte deste projeto desenvolvimentista. E se de um lado houve grandes obras e oportunidades de empregos, houve também muitas pessoas que trabalharam bastante nesta conquista, mas que muitas vezes não tinham acesso a este mundo moderno. E os documentos desta aula retratam um pouco disso, como o personagem “Jeca”, que pede um prato de feijão, em vez do desenvolvimento por meio dos automóveis no documento “Charge Período JK”. Ou nos documentos “Propaganda Carro 1” e “Propaganda Carro 2” que retratam a grande diferença entre aqueles que produzem e os que usufruem deste modernismo desenvolvimentista.
Assim, o retrato proposto por meio da leitura dos documentos traz a reflexão sobre a produção das desigualdades em contraponto com a cidade grande, o moderno, nacional, automóveis e estradas, hidrelétricas.
Para você saber mais:
A política, a propaganda e o ensino de História - http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v25n67/a05v2567 Acesso em: 5/3/2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO