FALAS-GANDHI
Plano de Aula
Plano de aula: Gandhi e os movimentos de resistência na Ásia
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao colonialismo
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Multimídia ou material impresso, quadro, giz, lápis preto, folhas de sulfite.
Material complementar:
Documento 1: GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. eBooks.
O e-Book traz uma compilação de pensamentos de Mahatma Gandhi e nos ajuda a esclarecer alguns de seus posicionamentos sobre o satyagraha, o amor, a educação e também nos mostra que a não violência é por ele entendida como a única forma de lutar contra impérios e restaurar a honra de uma nação.
Documento 2: Charge: Lorg Willingdon’s dilemma
A charge, datada dos anos 30 do século XX, mostra que mesmo prendendo o líder do movimento de luta pela independência do domínio britânico na Índia, não se conseguiria de fato prender todos que apoiavam, ou ainda que, mesmo com a prisão de Gandhi, o movimento continuava, pois a sua influência já havia feito muitos homens e mulheres estar prontos a entregar a própria vida em nome da independência de sua nação.
Documento 3: Síntese sobre a Marcha do Sal
A Marcha do Sal foi uma caminhada de mais de 300 km em 1930. A marcha tinha o intuito de resistir ao comando britânico que impedia a exploração do próprio sal, como era costume dos indianos. O texto contribui com a exemplificação do que foi e como Gandhi realmente praticava a não violência, disponibilizando, ainda, muitas imagens que podem ser apreciadas de alguma outra forma em sala de aula.
Para você saber mais:
GANDHI- Documentário. Arquivo N. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=coCxmnvIX30 Acesso em 21/2/2019.
BOBBIO, Norberto. Dicionário de política. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1998. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/2938561/mod_resource/content/1/BOBBIO.%20Dicion%C3%A1rio%20de%20pol%C3%ADtica..pdf Acesso em: 21/2/2019.
GANDHI, Mahatma. A única revolução possível é dentro de nós. eBook. 2004. Disponível em: http://www.ebooksbrasil.org/adobeebook/gandhi.pdf Acesso em: 21/2/2019.
Texto informativo: ONEILL, Tom. Seguindo as pisadas de Gandhi. Disponível em: https://nationalgeographic.sapo.pt/historia/grandes-reportagens/478-legado-gandhi?showall=1 Acesso em: 21/2/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia, projete ou transcreva o objetivo da aula para toda a turma. Para que haja uma participação ativa e com características protagonistas dos estudantes em sua aprendizagem, é primordial que eles conheçam o que irão estudar e qual a finalidade.
Ao fazer a leitura do objetivo não é esperado que se antecipem as respostas para a aula, pois espera-se que a aprendizagem seja construída por meio da análise crítica dos documentos elencados para a aula. Então, espera-se que os estudantes consigam reconhecer o conceito de não violência utilizado por Gandhi em sua luta e resistência à colonização britânica na Índia.
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