Poesia africana - Naturalidade
Plano de Aula
Plano de aula: Movimentos de resistência ao colonialismo: o Pan-africanismo
Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Resistência ao colonialismo
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Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF09HI14, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Multimídia, folhas impressas, folhas de sulfite, lápis, canetas, quadro e giz.
Material complementar:
Documento 1: Poesia “Naturalidade”
De autoria de Rui Knopfli (1932-1997), a poesia retrata a preocupação do autor em reconhecer-se como africano vendo em si as influências europeias. Rui Knopfli foi poeta, jornalista e crítico literário e, apesar de também ter nacionalidade portuguesa, o moçambicano nunca esqueceu suas raízes.
Documento 2: Imagens de congressos Pan-africanos
O primeiro congresso Pan-africano aconteceu em 1919, em Paris, sob a organização de Du Bois. O congresso tinha como objetivo conclamar o direito do negro à sua própria personalidade e lutar pela independência das colônias africanas sob o jugo dos países imperialistas europeus. A partir dele, outros tantos foram organizados, tanto em território africano como em terras europeias e americanas. Os congressos e as conferências influenciaram o surgimento de grupos de luta e resistência no mundo todo.
Documento 3: Definição de Pan-africanismo
O excerto, linkado logo abaixo, traz a definição de Pan-africanismo, sendo que, para isso, os autores, Renato Aquino da Silva e Henrique Cunha Júnior, relacionam Nelson Mandela com o conceito de Pan-africanismo ao lutar pela liberdade e identidade da cultura africana.
Para você saber mais:
Verbete com a definição de Resistência. Disponível em: https://dicionariodoaurelio.com/resistencia Acesso em: 20/2/2019.
“Pan-africanismo: o conceito que mudou a história do negro no mundo contemporâneo”. Disponível em: https://www.geledes.org.br/pan-africanismo-o-conceito-que-mudou-historia-do-negro-no-mundo-contemporaneo/ Acesso em: 20/2/2019.
DÁSKALOS, Maria Alexandre; APA, Lívia; BARBEITOS, Arlindo. Poesia africana de língua portuguesa: antologia. Rio de Janeiro: Lacerda Editores, 2003. p. 210.
HERNANDEZ, Leila leite. O Pan-africanismo. In: ___. A África na sala de aula - visita à História contemporânea. São Paulo: Selo Negro, 2008. pp.131-155.
SILVA, Renata Aquino; Júnior, Henrique Cunha. Mandela líder maior de uma geração de Pan-africanismo libertário. In: Ciência e luta de classes digital. Ano I, Vol. I. N. 1.
SILVA, Kalina; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Contexto, 2009. pp.15-18.
SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2014. pp.164-168.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Com o intuito de garantir que todos os estudantes tenham conhecimento do que será trabalhado nesta aula e o que eles aprenderão com as análises e discussões propostas, projete, imprima ou escreva o objetivo da aula em local visível.
A leitura de toda a sala é indispensável e, apesar de ser um momento rápido, deve-se ter em mente que o objetivo da aula foi construído pensando nas aprendizagens e no protagonismo dos estudantes. Por isso, direcione sempre a aula para dúvidas e questionamentos compartilhados, aumentando as possibilidades de aprendizagens colaborativas.
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