Plano de Aula

Plano de aula: Estratégias de escrita_construção da persuasão

Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Apresentar aos alunos a estrutura de textos argumentativos para compor ponto de vista em texto escrito

Este slide não deve ser apresentado aos alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula:
Este é o sexto plano de 15 da UNIDADE 7, do 9º ano. A Unidade 7 culminará na produção e compreensão de textos publicitários. Para que isso ocorra, os planos iniciais desta unidade foram organizados para que os alunos entendam o que são argumentos persuasivos e como aplicá-los em peças publicitárias, independentemente do meio em questão. O conhecimento prévio deste primeiro plano são as habilidades BNCC (EF09LI05, EF09LI06 e EF09LI07). Nos planos anteriores a esta unidade foram iniciadas a organização e a construção de ideias argumentativas, com vistas à produção de material publicitário persuasivo, para públicos-alvo específicos.

Preparação para a aula:

O objetivo desta aula ~ to outline a discourse based on specific researched topics ~, prevê que os alunos lancem mão de conhecimento prévio construído em planos de aula anteriores a este e em Língua Portuguesa (EF89LP10, EF08LP03 e EF09LP03, e EF89LP11), mas, principalmente, conta com o conhecimento de mundo dos alunos, suas experiências e suas vivências em ambientes de sua atuação social.

O material utilizado como contextualização é um vídeo do grafiteiro e ativista Mundano, na TEDGlobal, que ocorreu no Rio de Janeiro, em 2014. O material está disponível nos arquivos TED Talks e no YouTube, e pode ser baixado para ser trazido para a sala de aula, caso não haja disponibilidade de acesso à Internet na sua escola. Assista-o clicando aqui e veja se o material está de acordo com as suas expectativas e/ou se está apropriado para seus alunos.

Como input da aula, são apresentados fragmentos da transcrição da TED Talk de Mundano (TEDGlobal Brasil, 2014). A opção pela transcrição da fala de Mundano tem o objetivo de ratificar a necessidade da organização escrita de textos argumentativos e, em particular, como se constrói o texto persuasivo, especialmente aqueles que serão socializados oralmente.

O output esperado dos estudantes é o entendimento da relação do papel dos argumentos persuasivos e a pesquisa de dados/informações que auxiliem na construção e organização, inicialmente de forma esquemática, a partir de situações sociais propostas e elaboradas pelos alunos, de acordo com a sua vivência ou interesses pessoais.

https://docs.google.com/document/d/1RqhAMFSy2uMMhwlAE9xUiXpX3SWFbh_9vnXUNfZZiAM/edit?usp=sharing

Context

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Este vídeo inicial serve para direcionar o conhecimento prévio dos alunos para questões peculiares do nosso contexto: a atividade dos catadores de resíduos sólidos, o subemprego, as intervenções de artistas de rua, o espírito colaborativo do povo brasileiro, entre outros. Essa contextualização tem o objetivo de propor reflexão sobre questões que os alunos valorizam, mas das quais seus colegas e professores nem sempre estão cientes. Explore a imagem e a sentença antes de mostrar o vídeo.

Sugestões de questões:

> These are takes from the video that you will watch. What do you see in the images? ~ aqui é esperado que os alunos se refiram ao fato de cada imagem mostrar diferentes tipos de carroças e pessoas próximas a elas, desempenhando diferentes atividades: How do you say carroça in English?, In pic #1 there’s a young lady painting a wagon/cart in bright colors, The young lady in pic #1 has painted Wonder Woman on it, In pic #2 there’s a man pulling a cart/wagon with a tall pile of cardboard in it, Pic #2 is the only black and white - why is that?, In pic #3 there are lots of school kids sitting and a cart/wagon in front, I think those kids in pic #3 are in a school.

Após propor os questionamentos iniciais, acione o vídeo e observe as reações dos alunos. Ao final, discuta sobre o papel de cada cidadão na participação social que cada um de nós pode desempenhar. Os alunos provavelmente farão referência ao sotaque de Mundano e ao fato de ele falar inglês, no contexto apresentado. Além das menções relacionadas aos aspectos mais gerais do vídeo, questões relacionadas à compreensão específica são desejáveis:

> What does Mundano compare the catadores with? How does he justify this comparison? É esperado que os alunos mencionam que Mundano se refere aos catadores como superheroes e que a sua justificativa é que essas pessoas têm o pior dos superpoderes: invisibility.

> Does Mundano use any number or statistics in his talk? What for? Why do you think he does that? Aqui é esperado que os alunos respondam afirmativamente e que, idealmente, refiram de alguma forma aos números mencionados pelo palestrante ~ percentage of recycled material in a city, number of kilos of recycled material that catadores usually carry in their carts, number of carts in the streets of big cities, etc.

> Does Mundano define any of the terms he uses in his talk? If so, why do you think he does that? É esperado que os alunos mencionem que Mundano explica o que são catadores e carroça ~ He explains what/who catadores are, He defines carroca and even mentions what they are made of and stuff, etc. A partir dessa deixa, os alunos poderão ser indagados sobre as razões pelas quais Mundano optou por definir e explicar esses termos Why do you think Mundano explained those terms to his audience? Dentre as respostas que os alunos poderão sugerir, uma delas deverá estar relacionada ao fato de os TED Talks serem disponibilizados na internet, para o mundo todo, inclusive para pessoas que não falam português e não saberiam o que é uma carroça ou catadores. Assim, como o palestrante optou por manter esses termos em português, ele precisou explicar do que se trata, mesmo que os termos existam em inglês.

?? Observe que este momento é para a introdução de tema para reflexão.
Atente para o tempo previsto para este momento da aula!

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos