Plano de Aula

Plano de aula: Práticas de escrita

Plano 12 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Writing Skills: Argumentative texts

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Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é o primeiro de uma sequência de 2 planos, abordando a competência escrita, com foco no uso de if-clauses (first and second conditionals).

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • as imagens do context 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de context;
  • o objective;
  • os slides de input 1 e 2 (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input e a resolução do professor;
  • o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • o feedback.
Context
Context

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image here. Does everybody know what bullying is? How can you explain it with only a word? (Não há apenas uma resposta para a pergunta, por isso motive os estudantes a se expressar e tome notas das palavras-chave que digam pois essa etapa poderá auxiliá-los na atividade escrita de output.)
  • Bullying can happen anywhere, at any time and be about anything. It can be about your religion, your ethnicity, or if you are tall or short, slim or chubby, for example. It can happen at school, on social media websites, or through the phone, for instance. Now think: who can say bad things to people and about people? Why do you think they do it? (À medida que exemplifique o que é bullying, pergunte-lhes se podem acrescentar mais exemplos de situações e lugares em que esse assédio ocorre, e tome nota no quadro de outras ideias que forem dadas.)
  • Now let’s imagine our context here, the school. How can this violence manifest here? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é a de levá-los à discussão das diferentes formas de bullying, tendo como foco o ambiente escolar.)
  • Look at the image again. Why do you think they are supporting the hashtag Stop Bullying? Do you agree with their position? Why/why not? (O intuito desta pergunta é fazer com que os estudantes reflitam sobre o porquê de se posicionar contra o bullying.)

Material complementar:

  • Na página do governo britânico, você pode encontrar mais informações sobre a definição de bullying. A que é apresentada nas instruções serve apenas como direcionador, portanto fique à vontade para acrescentar ou alterar o que lhe parecer mais conveniente.
  • Para saber mais sobre cada tipo de bullying, acesse Types of bullying e 6 Types of Bullying Every Parent Should Know About.
  • O site do governo americano Stopbullying.gov traz informações de diversos órgãos que explicam o que é o bullying e o cyberbullying, quem são os alvos, como é possível prevenir e responder à intimidação/ao assédio.

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