Atividade para impressão - Input
Plano de Aula
Plano de aula: Textos digitais - Contextos de Produção e Divulgação
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Reading digital texts
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano não é parte de uma sequência. Contudo, para que os alunos tenham melhor aproveitamento nas atividades propostas neste plano, sugerimos que realizem a proposta do plano 7 (ING_05UN07) primeiro.
Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos trabalharão a leitura de textos digitais e seus contextos de produção e divulgação ao explorar artigos online. A partir do trabalho de exploração, na seção input, os alunos serão convidados a construir uma lista de critérios a serem seguidos para a seleção de um texto para uma tarefa. Na seção output, os alunos farão uso da lista criada para justificar o uso (ou não) de um segundo artigo online sobre a mesma temática, mas publicado em outro ambiente virtual de informação e socialização. Esta aula, por tratar da leitura e análise de textos digitais, poderá ser mais efetiva se realizada em um laboratório de informática. Caso sua escola não disponha de um, leia a Nota aos professores abaixo. Para esta aula, prepare todos os materiais com antecedência (imprima uma cópia do arquivo no item c para cada aluno) que podem ser conferidos e acessados nos links abaixo:
- Texto do input: https://en.wikipedia.org/wiki/ResearchGate
- Texto do output: https://www.nature.com/news/online-collaboration-scientists-and-the-social-network-1.15711
- Folha de atividades de input
- Resolução das atividade de input
- Nota aos professores: Caso sua escola não disponha de um laboratório de informática ou sua conexão com a Internet não seja estável, sugerimos as seguintes alternativas:
- No input, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de completar a tabela com as respostas;
- No output, imprima uma cópia do texto a partir da página da Internet (preservando, assim, as características do layout, e promovendo aos alunos um material com formato mais semelhante ao da vida real) e a distribua a cada dupla de alunos. Conduza em pares o trabalho de uso da lista de critérios para a análise do artigo.
Context
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Este slide possui animação; nele, a imagem aparece primeiro e o texto só irá surgir na tela quando você clicar no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter de seu computador.
- Mostre a imagem do slide para os alunos. Pergunte:
- What is the girl doing? How do you know that? (Os alunos poderão responder coisas como: She is studying; She is searching for information, etc.)
- When you have a school project, do you look up information on websites? (Os alunos irão responder: Yes ou No.)
- Which websites do you look up for information? (As respostas para a pergunta podem variar. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
- How do you know they are reliable? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles podem dar para as informações serem ou não confiáveis.)
- How do you select information you find online for a school project? (Considere todas as respostas dos alunos e as justificativas que eles possam dar sobre a seleção de informações.)
- Clique no mouse, na barra de espaço ou na tecla enter do seu computador e leia o parágrafo para os alunos. Diga aos alunos: Just think of possible answers to the questions, ok?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO