Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Volume e capacidade nos prismas e cilindros retos
Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre RESOLVENDO PROBLEMAS DE VOLUME DE PRISMAS E CILINDROS
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Érika Carla Alves Canuto da Costa
Mentor: Emiliano Chagas
Especialista da área: Fernando Barnabé
Habilidades da BNCC
(EF09MA19) Resolver e elaborar problemas que envolvam medidas de volumes de prismas e de cilindros retos, inclusive com uso de expressões de cálculo, em situações cotidianas.
Objetivos específicos
-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos
-Relacionar as medidas volume e capacidade
Conceito-chave
Relação entre volume e capacidade de prismas e cilindros reto.
Recursos necessários
-Lápis;
-Borracha;
-Material impresso das atividades;
-Datashow (opcional).
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
-Compreender o conceito de capacidade de prismas e cilindros retos
-Relacionar as medidas volume e capacidade
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientação: Fale sobre o que vai acontecer nessa aula, estimule a curiosidade do aluno.
Propósito: Apresentar o que você pretende que os alunos aprendam com essa aula.
Discuta com a turma:
- O que é volume?
- O que é capacidade?
- Existe diferença? Se sim, qual?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO