Vai cair na prova: 6 questões sobre uso e tratamento da água

Da água que chega pela torneira à energia que acende lâmpadas, veja 6 questões de prova para desafiar os alunos

Larissa Teixeira
Foto: Getty Images

A água é um recurso imprescindível para os seres vivos, seja por sua importância para a saúde, para o meio ambiente e até mesmo para a produção de energia limpa. Mas, quando não tratada corretamente, ela pode representar um meio de transmissão de doenças.

Para que a turma aprenda sobre as propriedades da água, a importância do saneamento básico e os cuidados que precisam ser tomados para evitar a proliferação de mosquitos e bactérias, NOVA ESCOLA selecionou seis questões de prova para trabalhar com o 5º ano do Ensino Fundamental.

Nos exercícios, as crianças lerão textos sobre o ciclo da água, suas propriedades terapêuticas, os processos de tratamento e os riscos da água parada, além de identificá-la como força motriz das usinas hidrelétricas. Essas e outras questões estão disponíveis na nova área de Questões do site, onde foram disponibilizadas 246 perguntas para ajudar os docentes nas aulas.

Ciclo da água

Ao descobrir que a quantidade de água em nosso planeta é praticamente a mesma há milhões de anos, as crianças irão compreender que o ciclo da água é um processo natural básico da dinâmica da Terra.

Água e sais minerais

Com base em um texto sobre as propriedades terapêuticas da água, os pequenos irão reconhecer a importância dos sais minerais para a saúde humana e associar a sua presença na água mineral.

Fervura e filtragem de água

Nesta questão, os alunos aprenderão que a fervura e a filtragem da água são dois procedimentos importantes para torná-la própria para o consumo. Além disso, saberão diferenciar os processos, que dependem do tipo de impropriedade que a água apresenta.

Saneamento básico e tratamento de água

Para entender a importância do acesso a uma água de boa qualidade, livre de contaminações, a turma precisará escrever um texto explicando o que é saneamento básico e como é possível fazer o tratamento da água.

Transmissão de doenças

A água pode transmitir diversas doenças quando não tratada corretamente. Nesta questão, os alunos deverão citar duas doenças cujos agentes transmissores se reproduzem em água e identificar os riscos de um esgoto a céu aberto. Assim, irão compreender a importância dos cuidados que devem ser tomados com águas paradas.

Produção de energia

Além da sua importância para a saúde e para o meio ambiente, a água também pode ser usada para produção de energia. Neste exercício, a proposta é identificar a água como força motriz das usinas hidrelétricas e caracterizar essa energia como renovável e sustentável, ao contrário das energias produzidas com combustíveis fósseis.