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O corpo, o movimento e a aprendizagem

Quem dança tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo, o que é fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social

POR:
NOVA ESCOLA

A dança é uma expressão artística baseada no movimento corporal. Ela aparece em duas formas: a teatral e a social. No primeiro caso, é executada num palco, tendo como estilos principais o medieval e o balé (clássico, moderno e contemporâneo). No outro, ela é praticada ao ar livre ou em clubes de baile. Nesse grupo estão os gêneros populares - como o frevo, o forró, o carimbó etc. - e as danças de salão, do ventre e de rua.

Nos dois casos, os passos cadenciados são acompanhados de música e transmitem sensações e sentimentos por meio de um conjunto ordenado (teatral), chamado coreografia.  

A dança surgiu com a função de permitir ao homem adorar os deuses e a natureza. Nas cavernas de Lascaux (França), Altamira (Espanha) e serra da Capivara (no Piauí) é possível observar desenhos com cenas de pessoas em roda, saltando e se comunicando com o corpo.

É como se nossos antepassados quisessem reproduzir graficamente os sentimentos proporcionados por uma boa caça e uma colheita frutífera, a alegria causada pela chuva ou o medo provocado por um predador. A primeira coreografia que os estudiosos imaginam ter sido criada é a do homem que veste uma pele de animal e tenta imitar seus ataques ou fugas.

Ao longo do tempo, essa forma de Arte passou por transformações. Uma das mais importantes foi realizada na França do século 17, durante o reinado de Luís XIV. Exímio bailarino, ele fundou em 1661 a Academia Real da Música e da Dança. Nascia assim o conceito de balé, um tipo de dança executada pelos nobres nas festas da corte, que duravam dias. O gênero foi bastante difundido em toda a Europa.

Na virada do século 19 para o 20, a francesa Isadora Duncan (18721927) mudou completamente o jeito teatral de dançar. Ela causou enorme sensação ao rejeitar as sapatilhas de ponta, símbolo sagrado do balé. Descalça, Isadora fazia seus passos arrojados e menos rígidos, interpretando as músicas a seu modo.

Em 1913, o russo Vaslav Nijinsky (18901950) coreografou A Sagração da Primavera, peça musical dissonante e assimétrica do russo Igor Stravinski (18821971) que tinha movimentos diferentes para os vários bailarinos. Assim, ele eliminou o conceito de corpo de baile. (Veja essas e outras transformações no pôster "A arte no tempo")

Do ponto de vista corporal, a dança é uma forma de integração e expressão individual e coletiva: exercitam-se a atenção, a percepção e a colaboração entre os integrantes do grupo. Quem a pratica tem mais facilidade para construir a imagem do próprio corpo - fundamental para o crescimento e a maturidade do indivíduo e a formação de sua consciência social.

Como a ação física é a primeira forma de aprendizagem, é importante que essas atividades estejam sempre presentes na escola. A criança estimulada a se movimentar explora com mais freqüência e espontaneidade o meio em que vive, aprimora a mobilidade e se expressa com mais liberdade.

Geralmente, nos primeiros sete anos de vida, os pequenos têm um vocabulário gestual muitas vezes maior do que o oral. De acordo com pesquisas recentes feitas na área da neurociência, é cada vez maior a relação entre o desenvolvimento da inteligência, os sentimentos e o desempenho corporal. Fica para trás, portanto, aquela visão tradicional que separava corpo e mente, razão e emoção.  

"As descobertas feitas com o corpo deixam marcas, são aprendizados efetivos, incorporados. Na verdade, são tesouros que guardamos e usamos como referência quando precisamos ser criativos em nossa profissão e resolver problemas cotidianos. Os movimentos são saberes que adquirimos sem saber, mas que também ficam à nossa disposição para serem colocados em uso" 

Esteban Levin, psicólogo argentino e pesquisador em psicomotricidade

Na escola 

Educação Infantil 

Na creche e na pré-escola, a criança precisa ser orientada a:

  • Conhecer o próprio corpo.
  • Explorar as possibilidades de gestos e ritmos corporais e utilizá-los em situações de interação.

Ensino Fundamental 

O aluno de 1ª a 8ª série precisa aprender a:

  • Compreender a capacidade e o funcionamento do corpo para usá-lo com expressividade, inteligência, harmonia, responsabilidade e sensibilidade.
  • Reconhecer os diferentes tecidos que constituem o corpo (pele, músculos e ossos) e suas funções (proteção, movimento e estrutura).
  • Observar e analisar as diferentes características corporais, como forma, volume e peso.
  • Experimentar por meio de pesquisas vários tipos de locomoção, deslocamento e orientação (caminhos, direções e planos).
  • Sentir o corpo no espaço, considerando as mudanças de velocidade, tempo, ritmo e o espaço ocupado pelas diversas atividades.
  • Improvisar e criar seqüências de gestos com os outros colegas.
  • Reconhecer e distinguir diferentes modalidades de movimento e suas combinações como são apresentadas nos vários estilos de dança.
  • Contextualizar a produção em dança e compreender como ela é uma manifestação autêntica, sintetizadora e representante de determinada cultura.
  • esquisar e freqüentar os grupos de dança e assistir a manifestações culturais e espetáculos em geral.
  • Elaborar registros pessoais para a sistematização das experiências observadas e vividas.

Leia também: Valorizar a cultura do Nordeste nas aulas é uma forma de combater a xenofobia


Fonte: Parâmetros Curriculares Nacionais

Quer saber mais?

Bibliografia 

? A Educação pela Dança, Paulina Ossona, 176 págs., Ed. Summus, tel. (11) 3862-3530 31,60 reais
? Capoeira - Pequeno Manual do Jogador, Nestor Capoeira, 240 págs., Ed. Record, tel. (21) 2585-2407, 33,90 reais
? Dança, Educação, Educação Física, Nilda Barbosa Cavalcante Rangel, 80 págs.,  Ed. Fontoura, tel. (11) 4587-9611, 15 reais
? Dança e Educação em Movimento, vários autores, 272 págs., Ed. Cortez, tel. (11) 3873-7111, 32 reais
? Dança Escolar - Um Novo Ritmo para a Educação Física, Vanja Ferreira, 80 págs., Ed. Sprint, 
tel. (21) 2264-8080, 18 reais
? Dança... Ensino, Sentido e Possibilidades na Escola, Débora Barreto, 163 págs., Ed. Autores Associados, tel. (19) 3289-5930, 28 reais
? Dança Brasil - Festas e Danças Populares, Gustavo Cortes, 182 págs. Ed. Leitura, tel. (31) 3371-4902, 48 reais
? Manuais de Ensino-Dança, Eliana Caminada e Vera Aragão, 132 págs., Ed. Universidade,
tel. (21) 2536-5191, 27 reais
? Ensino de Dança Hoje, Isabel Marques, 128 págs., Ed. Cortez, 18 reais
? Espaço e Corpo - Guia de Reeducação do Movimento, Ivaldo Bertazzo, 235 págs., Ed. Sesc SP,
tel. (11) 3179-3400, 25 reais
? História da Dança no Ocidente, Paul Bourcier, 340 págs., Ed. Martins Fontes, tel. (11) 3259-8836, 47,80 reais
? O Livro da Dança, Ines Bogéa, 96 págs., Ed. Cia. das Letrinhas, tel. 0800-014-2829, 21 reais
? Pequena Viagem pelo Mundo da Dança, Lenira Rengel e Rosana Van Langendonck, 80 págs., Ed. Moderna, tel. 0800-172-002, 36,50 reais
? Dança na Escola, Erica Beatriz Verderi, 120 págs., Ed. Sprint, tel. (21) 2264-8080, edição esgotada
? Dança, Símbolos em Movimento, Maria-Gabriele Wosien, 128 págs., Ed. Anhembi-Morumbi, tel. (11) 3847-3146, 55 reais

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