Plano de aula: canudinhos podem gerar debate no Ensino Fundamental

Atividade elaborada pela equipe do Jornal JOCA para debater mídia e eleições com os alunos

Jornal Joca

Crédito: Getty Images

O Jornal Joca cedeu o conteúdo abaixo para integrar o projeto Palavra Aberta. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Atividade: Transformando o agora

Disciplina

Língua Portuguesa

Anos

3º a 6º

Justificativa

O gênero oral enfatizado é discussão/debate e o trabalho acontecerá a partir da notícia Califórnia discute lei para punir uso de canudos (Joca, edição 109 - veja imagem abaixo), a fim de subsidiar a reflexão dos alunos para a discussão.

Nesta atividade, pretende-se mostrar que eles podem ser protagonistas de mudanças e criadores de soluções desde pequenos. Também será uma oportunidade para chamar a atenção dos alunos sobre a importância de avaliarmos as posições dos políticos candidatos a partir da forma como defendem suas propostas.

Jornal Joca, edição 109 (abril de 2018). Crédito: reprodução

Encaminhamento

1. Identifique com os alunos problemas que ocorrem dentro da escola e que poderiam ser solucionados com uma ação criada em conjunto.
  2. Caso não surja espontaneamente na conversa, conte que uma possível questão a ser solucionada é a polêmica dos canudos de plástico relatada na reportagem do Jornal Joca, Califórnia discute lei para punir uso de canudos (Joca, edição 109).
  3. Conte aos alunos que o Joca é um jornal para crianças e adolescentes, que traz as mesmas notícias do Brasil e do mundo publicadas nos jornais adultos, com linguagem adequada a eles, além de reportagens sobre assuntos de seu interesse. Se possível, mostre a versão em PDF do Joca no site.
  4. Leia a matéria para todos e, em seguida, dê alguns minutos para os alunos comentarem sobre o assunto.
  5. Explique que irão discutir o tema, simulando um debate como aqueles realizados na TV, com os políticos candidatos às próximas eleições.
  6. Divida a classe em dois grupos e defina qual deles deverá argumentar a favor e qual deles será contra o banimento dos canudos de plástico. Dê cinco minutos para que cada grupo formule três argumentos para o debate.
  7. Você, professor, será o moderador do debate e deverá dar 2 minutos para o primeiro grupo argumentar, dois para a réplica e mais dois minutos para a tréplica. Em seguida, o mesmo procedimento deverá acontecer com o outro grupo, e assim sucessivamente até serem utilizados todos os argumentos pensados pelos grupos. Esgotada a primeira rodada, inverta as posições dos grupos: o que era contra o banimento dos canudos deverá ser a favor e vice-versa.
  8. Depois de encerrada a segunda rodada do debate, os alunos deverão, todos juntos, chegar a uma mesma opinião: Os canudos de plástico deverão ser banidos na escola ou não?
  9. Se a conclusão da turma for SIM, sugerimos que leve o debate adiante e inclua as outras classes do ano/série ou até todos os alunos da escola. Assim, democraticamente, chegarão a um consenso sobre se devem ou não continuar usando canudos de plástico.

Desdobramento

Que tal levar a discussão para fora da escola sobre temas como: Quais pequenas soluções trariam mais conforto/segurança para o bairro em que a escola está localizada? (Pode ser a implementação de um semáforo, lombada ou até reforma de uma praça).

Você poderá redigir com os alunos (ou eles em duplas ou individualmente, conforme o ano/série que estão cursando) uma carta/e-mail cobrando mudanças e enviar para os vereadores de sua cidade. As informações de contato podem ser encontradas no site das Câmaras Municipais.

Este conteúdo é parte do projeto Palavra Aberta, em parceria com a NOVA ESCOLA, e apoio do GOOGLE, para incentivar a Educação Midiática e a liberdade de expressão.