Plano de aula: Eleição do representante de classe

Atividade elaborada pela equipe do Jornal JOCA para debater mídia e eleições com os alunos

Jornal Joca
Crédito: Getty Images

O Jornal Joca cedeu o conteúdo abaixo para integrar o projeto Palavra Aberta. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Atividade: Eleição do representante de classe

Anos

3º ao 7º do Ensino Fundamental

Justificativa

Esta atividade é uma excelente forma de exercício das práticas democráticas. O representante é o canal de comunicação oficial entre os alunos e a escola, e garante o protagonismo da turma nas decisões do dia a dia. Confira como organizar uma eleição com sua turma ao mesmo tempo em que trabalha os gêneros lista e discussão/debate com os alunos.

Encaminhamento

AULA 1
  1. Decida com os alunos quais serão as atribuições do representante, como por exemplo: propor à direção da escola temas para serem discutidos em debates, levar sugestões de mudanças na organização da escola a professores e coordenadores, estruturar eventos e colaborar com as iniciativas do colégio, representar a turma na coordenação de campeonatos esportivos etc.
  2. Em seguida, elabore uma lista das características de um bom representante de classe em conjunto com os alunos e a escreva na lousa. Por exemplo, ser comunicativo, responsável, organizado, entre outras.
  3. Peça para que os alunos interessados em se candidatar ao cargo preparem uma lista de medidas a serem propostas baseando-se nas principais necessidades de sua turma e da escola e a divulgue, dando início à sua campanha. Vale lembrar que o que for prometido será cobrado!
  4. Promova a “Hora do debate”. Os alunos poderão participar com perguntas e os candidatos deverão responder e defender seus pontos de vista. Esse é um ótimo momento para colocar em prática o diálogo e o respeito.

Atenção: Para a aula seguinte, na aula de Arte, os alunos deverão construir uma urna, de preferência com materiais reciclados, como caixas de papelão.

AULA 2
Jornal Joca, edição 110 (abril de 2018). Crédito: reprodução
  1. Distribua para os alunos e leia com eles a notícia Estudante emociona em discurso contra armas em escolas norte-americanas (Joca, edição 110 - veja imagem acima).
  2. Promova uma rápida conversa sobre a importância dos alunos se informarem e debaterem sobre temas sociais na classe e na escola, e enfatize a necessidade de o representante ser o canal de comunicação dos interesses do grupo junto à direção para organizar eventos que favoreçam a formação dos estudantes.
  3. Anuncie que a votação será secreta e você, professor (a) deverá fazer a apuração dos votos. Uma boa ideia é eleger o segundo colocado como possível suplente.
  4. Acompanhe as ações do representante no dia a dia e lembre-se de incluí-lo nas discussões da coordenação e na organização de eventos.

Este conteúdo é parte do  projeto Palavra Aberta , em parceria com a NOVA ESCOLA, e apoio do  GOOGLE , para incentivar a Educação Midiática e a liberdade de expressão. Confira outros links abaixo: