Matemática: dez dos melhores planos de aula com as novidades propostas pela BNCC

Confira a seleção com o passo a passo para trabalhar temas como álgebra, probabilidade e estatística e geometria das transformações

Flavia Nogueira
Figuras geométricas
Foto: Dawid Malecki/Unsplash

NOVA Escola disponibilizou 1803 novos planos de aula no site este ano. Eles foram produzidos pelo Time de Autores, que reúne professores experientes em sala de aula, que conhecem os erros mais comuns dos alunos.

Os planos já estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Os materiais contam com passo a passo, tempo previsto para cada etapa de aula, orientações para auxiliar na aplicação do conteúdo, atividades, os recursos necessários e materiais complementares.

Faça nosso curso "Matemática na BNCC: Habilidades e Competências"

Para Rodrigo Blanco, professor, formador e editor de livros didáticos, mentor e revisor do Time de Autores da Revista Nova Escola, os planos listados para aulas de matemática valorizam o desenvolvimento da habilidade do aluno.

“O aluno vai desenvolver habilidades a partir do plano de aula, a partir de um desafio proposto: o aluno encara o desafio e, errando ou acertando, vai desenvolver a habilidade. Não é apenas a valorização do acerto, é a valorização do desenvolvimento da habilidade.”

LEIA MAIS   Como usar o Excel para ensinar Matemática

Na lista abaixo você pode conferir a nossa seleção de dez planos para ensinar álgebra, probabilidade e estatística e geometria das transformações.

Arrumando as peças com regularidade
O objetivo é investigar e justificar a regularidade numa sequência recursiva, fazer uso da observação da regularidade para justificar a ausência de elementos da sequência.

Calendário Escolar
Os alunos vão, através da leitura das informações, compreender o intervalo de tempo, entender legendas para coletar informações no calendário escolar, indicar o intervalo de tempo entre dois feriados.

Tangram: um jogo divertido
O conceito-chave aqui são as figuras planas. E o objetivo é construir e analisar figuras pela composição de diferentes figuras geométricas planas usando o antigo jogo chinês Tangram.

Fatos fundamentais da multiplicação com o jogo “Dados a Mil!”
Com a ajuda do jogo “Dados a Mil!”, os alunos vão adquirir fluência com os fatos fundamentais da multiplicação e utilizar as propriedades das operações para desenvolver estratégias de cálculo.

Como organizar os dados de uma pesquisa?
Os estudantes vão coletar dados, fazer o tratamento da informação e apresentação dos dados por meio de representação gráfica e tabela de dupla entrada.

Reconhecendo números quadrados perfeitos
Aqui os alunos vão usar a decomposição em fatores primos para avaliar características de números inteiros, identificar números que representem áreas de quadrados como números quadrados perfeitos e propor estratégias para avaliar se um número é quadrado perfeito ou não.

Reconhecendo igualdades para adição e subtração
O objetivo é reconhecer e explorar a igualdade matemática em situações de adição e subtração, verificar que uma igualdade não se altera quando adicionamos ou subtraímos em seus dois membros.

As malhas no cálculo de áreas
Os estudantes vão compreender como a composição e decomposição podem ajudar a calcular áreas de superfícies de figuras planas com vários tamanhos e formatos.

Que transformações levam uma figura de uma posição para outra?
Usando a habilidade de reconhecer e construir figuras obtidas por composições de transformações geométricas (translação, reflexão e rotação), a meta é construir figuras a partir de um conjunto de instruções e analisar as formas de levar uma figura de uma posição a outra.

Erros e acertos de gráficos em mídias
Aqui os estudantes vão fazer a análise de gráficos de mídia. Eles vão ler gráficos vindos de mídias de informação de forma crítica, identificar erros e observar que o gráfico de linha pode influenciar de forma equivocada o leitor.

.