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Cursos ajudam professores a se preparar para 2023

Início do ano é o período ideal para os docentes refletirem sobre suas práticas e buscarem aperfeiçoamento e atualização

POR:
Dimítria Coutinho
Foto: Getty Images

Além de descanso e lazer, reflexão e planejamento costumam estar presentes nas férias de início de ano dos professores. Muitos aproveitam o tempo livre – bastante raro durante o ano letivo – para revisitar as práticas do ano anterior e se aperfeiçoar e se atualizar para o ano que começa. 

Este pode ser um bom período, portanto, para realizar cursos e planejar momentos de estudo. “Depois de descansar, com direito a sono de qualidade e momentos de lazer, é primordial que o professor dedique um tempo para refletir sobre sua prática, aprofundar seus conhecimentos e buscar temas que são necessários e que às vezes ele não domina”, diz Eliane Zanin, professora com mais de 30 anos de experiência e formadora na NOVA ESCOLA. 

A atualização e o aperfeiçoamento citados por Eliane são muito relevantes para todos os profissionais, ainda mais em carreiras tão dinâmicas como a dos professores. “A sociedade muda a todo tempo, e a escola acompanha ou deveria acompanhar [essas transformações]”, comenta Fábio Boreli, professor de Ciências dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Química do Ensino Médio na EE Dom Barreto, em Campinas (SP). “É bem importante ter novas visões e construir um repertório maior, com novas possibilidades para usar em sala de aula”, completa. 

Analisar o passado ajuda a pensar o futuro

Antes de buscar cursos e formações para se aprofundar em novos assuntos, é preciso saber de onde partir e revisitar o passado, realizando uma autoavaliação. É isso que faz Caroline Rezende, educadora com experiência em formação de professores, que leciona no 1º ano do Ensino Fundamental na EE Prudente de Moraes, em São Paulo (SP). Ela conta que tem o costume de pensar sobre o ano que passou, procurando entender as práticas que deram certo e poderiam ser melhoradas no ano seguinte e as que não tiveram muito sucesso e poderiam ser construídas de forma diferente com a próxima turma. “Só é possível planejar o futuro se eu olhar para o passado e pensar no que eu fiz, o que eu preciso intensificar ou potencializar”, destaca. 

Fábio, que tem o costume não apenas de fazer cursos, mas também de ler textos científicos sobre temáticas ligadas à Educação, dá um exemplo que vivenciou. Em determinado momento de sua carreira, o professor percebeu que sua gestão de sala de aula não estava saindo da forma como gostaria. Então, ele conversou com colegas sobre o tema e procurou se formar no assunto. “Ter um olhar mais embasado cientificamente para situações em que eu necessitava de aprimoramento sempre funcionou muito bem para mim”, afirma. 

A análise da prática docente é fundamental para identificar pontos a serem desenvolvidos e, a partir disso, buscar uma formação, curso ou estudo sobre o tema. Tania Casado, professora titular da Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (FEA-USP) e diretora do Escritório de Desenvolvimento de Carreiras da USP aconselha os professores a fazer o que ela chama de “planejamento estratégico” de suas próprias carreiras, a fim de ajudar nessa identificação das temáticas a serem estudadas. Para isso, ela explica que são necessários três passos: 

  1. Refletir sobre sua missão: seus interesses pessoais e objetivos profissionais podem auxiliar a entender quais temas são prioritários para sua formação;
  2. Analisar o exterior: avaliar o que está acontecendo no país e no mundo e quais são os principais temas da atualidade pode ajudar a identificar assuntos importantes que o professor não domina;
  3. Olhar para o interior: saber quais são suas maiores dificuldades também é um bom ponto de partida para buscar o aperfeiçoamento profissional. 

“A partir daí, você pensa: o que eu poderia fazer? Sem censura, você vai listando. Em seguida, pode pegar aquelas ideias e selecionar algumas ações mais específicas. Por exemplo: vou me habituar a ler um texto de teoria sobre didática toda semana até o fim do ano”, sugere Tania.

Dicas para buscar cursos de aperfeiçoamento e atualização

1.Identifique seus assuntos prioritários: analisar o ano que passou e pensar nas suas dificuldades e objetivos podem ajudar a selecionar temas de estudo.

2.Una o útil ao agradável: escolher assuntos dos quais você gosta e unir hobbies aos estudos é uma boa forma de tornar a aprendizagem mais interessante.

3.Planeje seu tempo: procure cursos que se adequem ao seu tempo e organize uma trilha de estudos. Para isso, leve em consideração o tempo que você tem no dia a dia, para além das férias, para que a aprendizagem siga de forma contínua.

4.Lembre-se de que menos é mais: em vez de fazer vários cursos e aprender diversas habilidades novas, pode ser mais produtivo focar naquilo que vai auxiliar sua prática cotidiana. Aprofunde-se em temas específicos e aproveite tudo o que o curso oferece, desde leituras extras até fóruns de discussão e planos de aula.

5.Use a internet a seu favor: atualmente, diversos cursos estão disponíveis no formato online e são autoinstrucionais, o que pode ajudar na gestão do tempo.

6.Troque experiências: conversar com outros professores ajuda a alavancar a aprendizagem, seja convidando amigos para fazer o mesmo curso, montando um grupo de estudos ou trocando ideias na sala dos professores. Você e um colega podem ler o mesmo texto e assistir à mesma aula e, ainda assim, ter reflexões diferentes, o que pode gerar uma discussão muito mais rica sobre o tema.

7.Pense além da sala de aula: além dos temas que vão ajudar no dia a dia, procure se formar também nos assuntos que podem auxiliar a alavancar sua carreira. Se o objetivo é se tornar gestor, por exemplo, um curso sobre o tema será importante.

8.Continue estudando sempre: usar o período de férias para fazer cursos é muito interessante, mas lembre-se de que a formação é um processo contínuo. Ela deve ocorrer ao longo de todo o ano, mesmo que de forma menos intensa por conta das limitações da rotina.

Os grande temas da Educação em 2023

Mesmo analisando a própria prática e avaliando as dificuldades, é possível que os professores precisem de ajuda para pensar em temas para se aprofundarem. 

Um levantamento da consultoria Vozes da Educação, com apoio da rede Conectando Saberes, elencou diversas competências que o educador do futuro precisa ter, como dominar tecnologias, saber mediar conflitos e trabalhar em equipe, colocar o aluno no centro do processo de ensino e aprendizagem, desenvolver competências socioemocionais e boa comunicação, planejar e administrar o tempo e engajar a comunidade escolar. 

Paolla Vieira, diretora da Conectando Saberes, ressalta que todas essas competências giram em torno do entendimento dos próprios estudantes e de suas necessidades. “Tem um fator externo muito relevante que é olhar para a geração que os professores estão formando. São, em geral, docentes que se formaram no século anterior e que estão trabalhando com alunos que pensam de outra forma, que têm um modelo diferente de carreira. Então, estamos falando de um futuro que ainda é muito incerto, e, por isso, é muito importante que eles busquem ainda mais formação e informação para acompanhar esses jovens, que são muito protagonistas”, analisa. 

Além das competências citadas, essenciais para qualquer professor, outras se mostram bastante necessárias no contexto atual, marcado pela recomposição de aprendizagem após um período de ensino remoto por conta da pandemia de Covid-19. Há ainda habilidades relacionadas a tendências atuais. Confira alguns temas indicados pelos entrevistados para ficar de olho em 2023: 

  • Ferramentas tecnológicas: a pandemia deixou um legado em relação ao uso das tecnologias em sala de aula. Cada vez mais, os professores precisam dominar as novidades tecnológicas para trazer experiências diferentes e engajar os alunos.
  • Habilidades socioemocionais: o tema, presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), é essencial para professores de qualquer nível de ensino.
  • Direitos humanos: trabalhar temas ligados à diversidade e ao combate aos preconceitos se torna cada vez mais necessário para promover a cidadania e o pensamento crítico dos estudantes.
  • Meio ambiente: assuntos ligados ao meio ambiente podem aparecer em qualquer etapa de ensino e em qualquer disciplina e ser trabalhados de forma transversal.
  • BNCC: a Base já deveria estar implementada em todas as escolas brasileiras, mas muitos professores ainda não tiveram formação suficiente sobre ela.
  • Recomposição de aprendizagem: o ano de 2023 ainda será marcado pela recomposição de aprendizagem. Os docentes podem se aprofundar em técnicas para aplicar em sala de aula.
  • Alfabetização: com a pandemia de Covid-19, a alfabetização foi altamente impactada. Hoje, é comum encontrar crianças em anos mais avançados, como 4º ou 5º ano, sem estarem completamente alfabetizadas. Professores, antes não acostumados com essa etapa do ensino, agora precisam trabalhá-la.
  • Metodologias ativas: estratégias que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem constituem outro tema bastante em alta, sobre o qual muitos professores já têm buscado formações.
  • Avaliação: durante toda a carreira, é essencial que os professores se atualizem sobre técnicas de avaliação, tornando suas práticas cada vez mais diversas e focadas na aprendizagem. 

Confira alguns cursos online e gratuitos para se aperfeiçoar e se atualizar

Alfabetização: usando diferentes gêneros textuais e metodologia ativa

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 30 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11306/alfabetizacao-usando-diferentes-generos-textuais-e-metodologia-ativa/resumo

 

Aprendizagens prioritárias para alfabetização e letramento matemático

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: dez horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/12067/aprendizagens-prioritarias-para-alfabetizacao-e-letramento-matematico/resumo

 

Avaliação formativa: para ensinar e para aprender melhor

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: quatro horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11839/avaliacao-formativa-para-ensinar-e-para-aprender-melhor/resumo

 

Avaliação na Educação Básica - Como e por que fazer?

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 40 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11308/avaliacao-na-educacao-basica-como-e-porque-fazer/resumo

 

Bem-estar no contexto escolar (curso de aperfeiçoamento)

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 180 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14130/informacoes

 

BNCC: o que é e como levá-la para a sala de aula

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: quatro horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11437/bncc-o-que-e-e-como-leva-la-para-a-sala-de-aula/resumo

 

Educação Ambiental, Energia e Consumo Consciente (trilha)

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: até 16 horas por curso

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/33/educacao-ambiental-energia-e-consumo-consciente/resumo

 

Educação Cidadã - Ética, cidadania e o combate à corrupção

Oferecido por: Controladoria-Geral da União (CGU)

Carga horária: 20 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/cgu/curso/3696/informacoes

 

Educação e Tecnologia (curso de aperfeiçoamento)

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 180 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14183/informacoes

 

Evidências de aprendizagem: como identificar se o aluno está aprendendo?

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 10 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/12069/evidencias-de-aprendizagem-como-identificar-se-o-aluno-esta-aprendendo/resumo

 

Formação Continuada em Práticas de Alfabetização

Oferecido por: Secretaria de Alfabetização (Sealf) do Ministério da Educação (MEC)

Carga horária: 30 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/sealf/curso/5401/informacoes

 

Gestão Escolar

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 80 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/14703/informacoes?open-subscribe=true

 

Intensivo de Alfabetização (trilha)

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: até 40 horas por curso

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/13/intensivo-de-alfabetizacao/resumo

 

Jornada de desenvolvimento socioemocional de professores

Oferecido por: Instituto Ayrton Senna

Inscrições: https://humane.institutoayrtonsenna.org.br/socioemocional-professores

 

Metodologias Ativas - Como inovar sem tecnologia

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 40 horas

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/curso/11329/metodologias-ativas-como-inovar-sem-tecnologia/resumo

 

Metodologias Ativas e STEM [Science, Technology, Engineering, and Mathematics, ou Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática]

Oferecido por: NOVA ESCOLA

Carga horária: 160 horas (quatro cursos de até 40 horas cada)

Inscrições: https://cursos.novaescola.org.br/trilha/23/metodologias-ativas-e-stem/resumo

 

Uso de Recursos Educacionais Digitais

Oferecido por: Sistema Educacional Brasileiro (SEB)

Carga horária: 60 horas

Inscrições: https://avamec.mec.gov.br/#/instituicao/seb/curso/10761/informacoes

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