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Como usar curadoria de planos de aula para se preparar para o Saeb

Veja o passo a passo para incluir em seu planejamento a seleção de planos de Matemática preparada por um time de especialistas

POR:
Maggi Krause

Conheça a curadoria de planos de aula da Nova Escola e prepare sua turma para o Saeb. Foto: Ingra Tadaiesky/Nova Escola

Para apoiar os professores de Matemática, cujos alunos irão fazer as provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), NOVA ESCOLA preparou uma curadoria de planos de aula que consideram os descritores da avaliação e os relacionam às habilidades da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tudo para contribuir no desenvolvimento das habilidades (entenda mais aqui). 

A curadoria foi feita por um time de especialistas. O trabalho consistiu em analisar, para cada ano, os tópicos da descrição pedagógica da escala Saeb em cada nível e encontrar a habilidade da BNCC correspondente àquela descrição. Em seguida, o grupo buscou entre os planos de aula da NOVA ESCOLA aqueles que contemplavam a habilidade e mais se aproximavam da descrição. Para garantir que você escolha os planos de aula de acordo com as necessidades e o avanço almejado para sua turma, sugerimos esse passo a passo:  

PASSO 1 - PONTO DE PARTIDA

Conheça os resultados do Saeb para sua escola, para o município e para o estado.
(Saiba mais no texto Como identificar o nível de proficiência dos estudantes

PASSO 2 - DIAGNÓSTICO DA TURMA

Realize uma avaliação individual dos alunos, tendo como referência as habilidades constantes no nível correspondente à média de proficiência da escola, do município ou do estado. 

PASSO 3 - META A ALCANÇAR

Consulte as metas definidas pela equipe gestora da escola ou trace metas transparentes e plausíveis de acordo com o diagnóstico realizado. 

PASSO 4 - LISTA DE HABILIDADES

Nos quadros  do 2º e do 5º ano, verifique as habilidades que devem ser trabalhadas em cada unidade temática e o nível em que os estudantes se encontram até chegar no nível de proficiência estabelecido na meta. 

PASSO 5 - SELEÇÃO DOS PLANOS DE AULA 

Buscamos entre os planos de aula da NOVA ESCOLA aqueles que contemplavam a habilidade e mais se aproximavam da descrição. Com ajuda dos quadros a seguir, escolha os planos de aula e organize-os de acordo com os objetos de conhecimento que precisam ser trabalhados ainda este ano e as habilidades que a maioria dos estudantes não consolidou.

PASSO 6 - PLANEJAMENTO NO CONTEXTO

Adapte os planos de aula para o contexto da turma, articule com os recursos didáticos da sua rede e programe a sequência de modo a caber no calendário escolar. 

PASSO 7 - EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

O final de cada plano de Matemática da NOVA ESCOLA oferece uma atividade de raio-X, que avalia a aprendizagem dos estudantes após a aula. Use os resultados para avançar ou retomar a temática trabalhada. 

PASSO 8 - HORA DE CONSULTAR OS QUADROS!

Agora que você já leu sobre todas as ações recomendadas, baixe os arquivos e consulte os quadros dos 2º e 5º anos, conforme sugerido no passo 4 (LISTA DE HABILIDADES).

Baixe o quadro do 2º ano

Baixe o quadro do 5º ano

Eles foram montados especialmente para agilizar o seu planejamento! Cada arquivo está dividido em 6 abas, sendo a primeira um resumo da relação das habilidades da BNCC com os níveis de proficiência do Saeb, e as outras, assim como na BNCC, estão divididas em unidades temáticas: Números, Álgebra, Geometria, Grandezas e medidas e Probabilidade e estatística. Usando os planos de aula indicados, você trabalha as habilidades que precisam ser desenvolvidas com a turma e, assim, oportuniza o avanço até o nível da escala de proficiência estabelecido como meta pela escola. Note que uma mesma habilidade pode aparecer em diferentes níveis.

Acompanhe como um professor fez uso da curadoria para desenvolver as habilidades dos estudantes

Exemplo prático para aproveitar a curadoria

Para que você compreenda em mais detalhes como usar a curadoria de planos de aula específicos para desenvolver habilidades que permitam aos alunos resolverem os itens do Saeb, abordamos aqui a experiência de um professor do 5º ano.

PASSO 1 - PONTO DE PARTIDA

O professor identificou, a partir dos resultados que a escola recebeu do Saeb, que seus alunos estão no nível 4. 

PASSOS 2 E 3 - DIAGNÓSTICO DA TURMA E META A ALCANÇAR

Juntamente dos colegas professores do 5º ano e dos gestores da escola, foi estabelecido o nível 6 como meta para atingir no ano letivo. O trabalho se inicia, então, desenvolvendo as habilidades do nível 4, depois as do nível 5, até chegar nas do nível 6. 

PASSO 4 - LISTA DE HABILIDADES

O professor identificou quais habilidades deveriam ser trabalhadas em cada unidade temática, dentro dos níveis que os estudantes percorreram até chegar na meta estabelecida (neste caso, do nível 4 até o 6).

PASSOS 5 e 6 - SELEÇÃO DOS PLANOS DE AULA E PLANEJAMENTO NO CONTEXTO

Ele organizou as habilidades de modo a favorecer a aprendizagem dos estudantes, ou seja, de acordo com os objetos de conhecimento que precisavam ser trabalhados durante oano.

Veja esse exemplo do trabalho com a Unidade Temática Números

Partindo do nível 4 até o nível 6, ele organizou seu planejamento listando as seguintes habilidades:

Para o primeiro plano de aula, elegeu a habilidade EF05MA01: Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal. 

Analisou a curadoria de planos de aula sugeridos para essa habilidade e verificou que há indicação de 5 planos para desenvolvê-la, que são:  

  1. Desvendando o Sistema de Numeração Decimal - Planos de aula - 5º ano
  2. Sistema de numeração decimal e as fichas sobrepostas - Planos de aula - 5º ano
  3. A calculadora e o sistema de numeração decimal - Planos de aula - 5º ano
  4. Que número eu sou? - Planos de aula - 5º ano
  5. Plano de aula: Batalha numérica - 5º ano

Ao aplicar o primeiro plano de aula da NOVA ESCOLA, Desvendando o Sistema de Numeração Decimal - Planos de aula - 5º ano, percebeu que seus alunos não tinham os pré-requisitos necessários para embarcar na atividade sugerida. Reconheceu que seria necessário voltar a trabalhar os conhecimentos prévios para essa habilidade.

Foi então que consultou os Mapas de foco de Matemática do Instituto Reúna e verificou que os conhecimentos prévios para desenvolver a habilidade EF05MA01 são as habilidades: 

EF04MA01 Ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem de dezenas de milhar.

EF04MA02 Mostrar, por decomposição e composição, que todo número natural pode ser escrito por meio de adições e multiplicações por potências de dez, para compreender o sistema de numeração decimal e desenvolver estratégias de cálculo.

Para buscar planos de aula que desenvolvessem essas duas habilidades, o professor fez uma busca no site da NOVA ESCOLA. Trabalhou os planos selecionados com seus alunos e, ao aplicar as atividades de raio-X, que avaliam a aprendizagem construída em cada aula, percebeu que os estudantes tiveram um bom desempenho, evidenciando que agora poderiam avançar. Voltou, então, a trabalhar com a sequência planejada inicialmente. 

PASSO 7 - EVIDÊNCIAS DE APRENDIZAGEM

O professor aplicou as atividades de raio-x, que avaliam a aprendizagem dos estudantes após a aula e estão ao final de cada plano de Matemática de NOVA ESCOLA, e usou os resultados para avançar ou retomar a temática trabalhada com a turma.

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Consultoria: Eliane Zanin, autora de cursos para professores e de materiais didáticos de Matemática (anos iniciais do Ensino Fundamental) e integrante do Time de Formadores da NOVA ESCOLA. 

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