Crie sua conta e acesse o conteúdo completo. Cadastrar gratuitamente

Educação Infantil: quais elementos são fundamentais para a sala de referência

Entenda como organizar um espaço que estimule as aprendizagens e desenvolvimento de crianças e bebês

POR:
Paula Sestari
Os elementos presentes na sala de referência na Educação Infantil devem estar alinhados à intencionalidade pedagógica do professor e às necessidades de aprendizagem e desenvolvimento de cada grupo etário. Foto: Lana Pinho/NOVA ESCOLA.

Olá professoras e professores!

A composição da sala de referência na Educação Infantil é de suma importância para a prática docente e uma oportunidade de aprendizagem para as crianças. Ela revela quais são as concepções da escola a respeito da infância, o brincar e o protagonismo dos sujeitos que convivem nesse lugar.
Gosto da diferenciação que se faz entre espaço e ambiente. O primeiro tem a ver com a estrutura e disposição dos materiais, enquanto o ambiente nos remete a pensar sobre a intencionalidade pedagógica de cada material e as relações que são possibilitadas em um convívio que tem uma sentido específico.

Se nossa casa tem por pressuposto nos oferecer conforto, segurança, estabilidade, referência identitária e afetiva, a sala de referência também cumpre esse papel em uma dimensão social maior e também educativa. 
Sabemos que na realidade das escolas de Educação Infantil nem sempre conseguimos garantir o que consideramos como ideais. Porém, é possível encontrar caminhos que permitam oferecer ambientes e espaços que favoreçam o desenvolvimento, aprendizagem e protagonismo das crianças de todas as faixas etárias. 

O que não pode faltar em uma sala na Educação Infantil

Independente do grupo etário que atenda, há alguns aspectos que não podem faltar na sala de referência na Educação Infantil:

  • Incluir elementos regionais da cultura com elementos que fazem parte do artesanato local, suas cores, materiais e objetos que fazem sentido no contexto mais amplo das crianças, além de considerar as características do clima em suas estações;
  • Contar com espaços para que a criança reconheça onde estão seus pertences, um local para que possam vivenciar sua individualidade e um descanso quando sentir necessidade;
  • Garantir que os itens que habitam as paredes estejam na altura dos olhos e os materiais de exploração como brinquedos, jogos e livros, estejam de fácil acesso;
  • Ter o percurso pedagógico representado no espaço escolar, permitindo que as crianças possam se situar em relação ao que foi vivenciado.

A seguir, veja sugestões para construir esses espaços para bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas. 

Elementos para a sala de referência dos bebês

Ao pensar os espaços da creche, há algumas premissas gerais que considero relevantes: 

  • Reconhecer as potencialidades de desenvolvimento da independência e autonomia;
  • Ter um amplo espaço para movimentação, desenvolvimento motor até a aquisição da marcha;
  • Oferecer possibilidades de escolha entre um descanso desejado e a interação com os demais bebês;
  • Ter um espaço para alimentação individualizada e para repouso; 
  • Possibilitar a modificação da iluminação atendendo as demandas dos bebês;
  • Garantir disponibilidade do aconchego para um colo e um contato mais próximo com o adulto que cuida e que administra essa relação de dependência decrescente. Isso pode se traduzir em um espaço amplo para o desenvolvimento da marcha com barras e outras formas de apoio para os primeiros passos à medida que o bebê se sentir seguro.

Em relação aos materiais, deve-se disponibilizar uma variedade de elementos para a exploração sensória. Entre eles, destaco colocar espelhos, fotos de pessoas das famílias e dos próprios bebês, cestos baixos com diversidade de materiais em suas cores, formas e textura. 

Em resumo, deve ser um espaço tranquilo que, ao mesmo tempo, seja desafiador para suas pesquisas sensoriais.

Como construir o espaço escolar para crianças bem pequenas

Nessa fase, há um aumento da necessidade de explorar as possibilidades de movimentos, assim como é importante que a sala permita organizar arranjos variados de agrupamentos. 

A organização de cantos pedagógicos favorece o faz de conta e a concentração. É possível pensar desde aqueles mais tradicionais como o canto da casinha e do mercadinho, da leitura, aquele com elementos da natureza, com materiais de largo alcance e itens de sucata como potes, tampas, até os temáticos de acordo com os interesses das crianças e com os assuntos que estão pesquisando, como dinossauros, petshop, de médico, entre outros. 

Também vale investir em oferecer diferentes materiais riscantes (canetinhas, lápis de cor, giz, tinta etc) e diferentes suportes, seja eles nas mesas, nas paredes, no chão ou em cavaletes, por exemplo. 

Ambiente de aprendizagem para crianças pequenas

Ao chegar nesta faixa etária, as dinâmicas entre grupos já acontecem com mais naturalidade e o senso de convivência solidária está mais consolidado. 

Para esse grupo, os cantinhos podem incluir também materiais de pesquisa e observação como modelos de encartes de supermercado, cardápios, roteiros de passeios da cidade, revistas, entre outros. Pode ser expandida a oferta de materiais riscantes para aqueles não convencionais (carvão e graveto), vale a pena também estimular o desenvolvimento comunicativo das crianças com a escrita de bilhetes, cartas para os colegas da sala e familiares e desenhos – além de incentivar outras formas de expressão como as obras de arte são modos de construir referências. 

Como parte dos registros do vivido, cartazes com as construções da turma em momentos de hipóteses de escrita ou aqueles em que se contou com o professor como escriba das ideias das crianças. As paredes devem contar com referências de números e letras em seu contexto social como a chamada, o calendário, cartaz de organização da rotina e combinados e identificação de pertences pessoais, por exemplo. 

Como é bom chegar em uma sala em que mais do que mobília moderna e brinquedos sofisticados, se tenha marcas da intensidade das histórias e emoções que ali são experimentadas.

Um abraço e até breve!

Paula Sestari é professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com dez anos de experiência nessa etapa, e mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto com crianças pequenas na área de Educação Ambiental.