Plano de Aula
Plano de aula: Livres escolhas no parque
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Momento de livre escolha
Por: Leda Barbosa
Aula
O que fazer antes?
Contextos prévios:
Para realizar essa atividade é importante que as crianças estejam habituadas com combinados e com momentos de livre escolha com materiais de largo alcance dentro da rotina escolar. Brincar é uma das atividades prioritárias das crianças e é indissociável ao desenvolvimento delas, pois é por meio do brincar que a criança imita, representa, incorpora valores, hábitos culturais, sentimentos e situações vivenciadas e ainda realiza a conquista progressiva da convivência social. O tempo do livre brincar no parque precisa ser respeitado. Planeje para que a roda de conversa e o reconhecimento dos materiais de largo alcance aconteçam sem prejuízo desse tempo.
Para saber mais sobre livre escolha com materiais de largo alcance no parque ou em áreas externas, assista ao vídeo Caramba, carambola: o brincar está na escola. Para saber mais sobre os materiais de largo alcance, acesse: Caleidoscópio Brincadeira e Arte - Ambientes Lúdicos 2
Materiais:
Os materiais de largo alcance devem ser providenciados com antecedência, de modo que no momento de livre escolha no parque eles estejam prontos para as descobertas, investigações e brincadeiras das crianças. Materiais de largo alcance que podem ser encontrados pela escola ou com ajuda dos familiares: caixas de diferentes tamanhos, tubos de PVC (grossos e finos), caixotes de feira de plástico, de madeira. Embalagens de produtos de limpeza (bem higienizados), carretéis e cones de linhas, tecidos e lonas. Pedras, folhas e galhos de diferentes tamanhos, espessuras e pesos. Potes de isopor e de plástico. Bolas de diferentes tamanhos e materiais, garrafas pet de diferentes tamanhos, tubetes e fios de malha, tampinhas de cores e tamanhos diversos. Atente-se também às quantidades de materiais que garanta a participação de todos mas que também promovam interação das crianças, de forma que incitem o compartilhamento e a troca.
Espaços:
Parque ou área externa. Organize todos os materiais de largo alcance em conjuntos e atente à forma como estarão organizados, pois ela pode enriquecer a maneira como as brincadeiras e as investigações podem acontecer. Disponibilize os materiais de largo alcance ao lado do parque, de modo que as crianças tenham liberdade para utilizá-los da maneira que preferirem. Atenda às necessidades corporais e gestuais das crianças.
Tempo sugerido:
Entre 40 minutos e uma hora. Busque adaptar esta atividade ao tempo de parque de sua escola.
Perguntas para guiar suas observações:
1. Durante as escolhas de materiais e brincadeiras no parque, quais estratégias as crianças usaram na comunicação com os colegas e com adultos, buscando compreendê-los e fazendo-se compreender?
2. As crianças buscam classificar os materiais de acordo com determinado atributo (cor, forma, tamanho, etc)? Como elas fazem isso?
3. Como as crianças demonstram compreender as regras básicas de convívio social durante as brincadeiras de livre escolha no parque? Como a organização e o uso dos materiais ajudam os pequenos em sua comunicação e no convívio social?
Para incluir todos:
Identifique barreiras físicas, comunicacionais ou relacionais que podem impedir que uma criança ou o grupo participe e aprenda. Reflita e proponha apoios para atender às necessidades e às diferenças de cada criança ou do grupo. Organize o espaço do parque ou área externa com conjuntos de materiais de largo alcance e propostas de brincadeiras em diferentes níveis de modo acessível às crianças, de forma que atendam às amplitudes corporais e gestuais delas. Ofereça materiais que proporcione construções desafiadoras para todas a turma. Brinque junto com os pequenos oferecendo ajudas estruturais e de acordo com as demandas das escolhas, incentivando a criatividade deles.
O que fazer durante?
1
Planeje que na atividade de livre escolha no parque ou na área externa os materiais de largo alcance devem estar dispostos de modo atraente, com espaços reservados para cada conjunto de materiais. Conte que hoje as crianças terão mais opções de materiais e brincadeiras e que tudo será escolhido por elas. Garanta que durante a exploração das brincadeiras de livre escolha as crianças possam explorar os materiais de largo alcance de acordo com seus interesses e necessidades. Deixe tudo de maneira acessível a todas as crianças, buscando proporcionar momentos de livre brincar com autonomia, possibilidades de interações e descobertas individuais, em pequenos ou grandes grupos. Assim que chegarem ao parque ou à área externa, proponha uma roda de conversa sobre do que as crianças gostam de brincar. Garanta espaço de expressão para todas elas, atentando para falas e gestos diversos.
2
Proponha que as crianças se organizem em duplas ou em pequenos grupos (como desejarem) para que possam fazer uma caminhada de reconhecimento dos espaços, materiais e brinquedos dispostos no parque. Fique atento às formas de interação e aos diálogos que as crianças constroem entre si. Observe o que lhes chama atenção e se algumas ideias já surgem ao observar os materiais. Depois, retorne à roda e incentive que elas contem o que pensaram ao observar os materiais de largo alcance.
3
Ao retornar à roda, converse com elas sobre as preferências de brincadeiras no parque. Garanta espaço de expressão a todas as crianças. Ajude-as na comunicação com os colegas e com você, de maneira que todas conheçam as ideias e propostas de brincadeiras umas das outras. Faça os combinados sobre compartilhar espaços, brinquedos e materiais; sempre na perspectiva de orientar o grupo a respeitar regras básicas de convívio social nas interações e brincadeiras, estimulando a autonomia, a capacidade de escolha e o desenvolvimento de estratégias de uso e divisão dos materiais entre as crianças.
Possíveis falas do professor neste momento: Crianças, o amigo de vocês está falando agora, vamos escutar qual ideia muito legal ele teve para as nossas brincadeiras aqui fora? Então ao passear pelos materiais e propostas de brincadeiras você planejou essa brincadeira usando esses materiais, certo? Conte pra gente como você pensou em usar esse material. Você acha que precisará de ajuda? Vi que vocês quiseram muito mexer nesse material, o que pensaram em fazer com ele?.
4
Faça com as crianças combinados para essa situação. Se necessário, registre-os em um cartaz. Seguem algumas sugestões de possíveis combinados para este momento:
Todos podem usar todos os materiais como desejarem, mesmo que as ideias de uso sejam iguais ou parecidas com as dos colegas, respeitando o espaço, o corpo, desejos e necessidades uns dos outros.
Sempre que desejarmos um objeto ou brinquedo que está na mão do outro devemos pedir emprestado e esperar que o amigo entregue.
Sempre que quisermos passar por algum lugar ou pegar algum brinquedo ou material é preciso pedir licença, falar por favor e agradecer dizendo obrigado.
Considere também as sugestões trazidas pelas crianças, registrando as ideias delas, para que sejam utilizadas em outros momentos.
5
Convide o grande grupo para escolher, dentre os materiais de largo alcance queas crianças observaram, aqueles que desejam usar para criar novas formas de explorar e brincar no parque ou na área externa. Durante as brincadeiras e livre escolhas, atente-se para possíveis disputas de brinquedos, espaços e atenção. Diante de uma disputa, faça a mediação de forma calma e acolhedora e busque conhecer o motivo, investigando as crianças envolvidas e a situação de disputa. Não deixe de dar espaço para o protagonismo e o reconhecimento das ações das crianças na resolução desses conflitos, respeitando também o tempo de cada uma. Busque criar situações em que elas possam escolher, criar e interagir com diversos materiais, espaços, crianças e com você. Faça modificações de acordo com suas necessidade e interesses.
6
Durante o momento de brincadeiras do parque ou na área externa brinque junto com as crianças, sempre na perspectiva de tornar o momento de livre brincar com os materiais de largo alcance o mais lúdico, divertido e afetuoso possível. Ajude as crianças, apoiando-as no que elas necessitarem. Observe-as, se possível faça registros com fotos, atente-se para todas as formas de comunicação dos pequenos com os colegas. Busque ajudar as crianças em sua comunicação sem interrompê-las, deixando que elas completem seus raciocínios e falas. Busque repetir o que a criança disse de maneira clara e organizada, assim ela vai organizando sua própria comunicação aos poucos.
Possíveis falas do professor neste momento: Olha o que achei aqui perto do escorregador, será que se eu colocar esse material para escorregar ele desce? Você disse que queria brincar de casinha aqui no parque, o que será que podemos usar como panelas para fazer comidinhas? Você falou que gostaria de fazer uma pista de corrida para os carros. Como podemos fazer isso?
7
Utilize as brincadeiras e os espaços buscando orientar as crianças a respeitarem regras básicas de convívio social. Observe como os grupos, pares ou crianças que estejam explorando sozinha utilizam os materiais de largo alcance. Verifique o que acontece no parque, quais brincadeiras e ideias surgem, se elas buscam classificar os materiais e como fazem isso, se percebem atributos como cor, forma, tamanho, peso etc. Perceba quais materiais de largo alcance geram mais ou menos interesse nas crianças e por que e de que modo os objetivos propostos para esta atividade se cumprem ou não durante a utilização de materiais de largo alcance no parque.
Possíveis ações das crianças nesse momento: Brincar somente com os materiais de largo alcance sem entrar no parque. Explorar os materiais de maneira não planejada pelo professor, criando outras maneiras ainda mais criativas de brincar com eles. Escolher um tipo de material apenas, aquele que mais lhe chamou atenção. Disputar com o colega o mesmo material. Levar um mesmo material e brinquedos diferentes para brincar em vários espaços.
8
Convite as crianças que já terminaram de explorar o parque e os materiais para passear pelo espaço olhando de que maneira os amigos usam os materiais de largo alcance. Se ainda houver algum material que ainda não foi explorado, convide essas crianças para brincar com eles, respeitando seu tempo e interesse. Elas também podem ajudar o professor a avisar para os pequenos grupos que as brincadeiras estão quase chegando ao fim.
Para finalizar:
Informe ao grande grupo que o momento do parque está terminando e que dentro de dez minutos teremos que guardar tudo que utilizamos . Avise ao grande grupo que dentro de cinco minutos iremos guardar os materiais e organizar o parque. Informe a próxima atividade. Passados os cinco minutos, convide o grande grupo para guardar os materiais de largo alcance e organizar o parque. Ao perceber que alguma criança não está ajudando, entregue um material na mão dela, peça ajuda para guardá-lo e indique onde ela pode fazer isso. Cante uma canção que marque com o grupo os momentos de arrumação. Sugestão: Nós Vamos Guardar, de Fabiana Godoy .
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS