Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo minhas origens

Plano 1 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que há de migrante em nós?

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Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

As orientações desse plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e as da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano contempla uma aula de 100 minutos e é parte de um projeto que pode ser explorado de forma interdisciplinar. Nessa aula será proposta uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia do que é “ser migrante”, relacionando a própria identidade e a da família.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa, Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes. Este plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. É importante que se dê sequência a este plano, com o plano 2 - O que há de migrante em mim?

Ação prévia: é indicado que, antes dessa aula, a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que trate sobre migrações e formação do povo brasileiro. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução, contando aos alunos um pouco da história de formação do povo brasileiro. Utilize alguns dos materiais sugeridos abaixo, que constam do item Para você saber mais... para embasar seu trabalho.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários:

Imagens impressas para serem entregues aos estudantes disponíveis nos materiais complementares.

Template para a montagem da entrevista disponível nos materiais complementares.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar as situações da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.


Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 03/03/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 03/03/2020

Como montar um questionário?

Disponível em: https://pt.wikihow.com/Fazer-um-Question%C3%A1rio

Acesso: 03/03/2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido:10 minutos

Orientações: acolha o grupo e peça para que se organizem em círculo. Essa roda de conversa pode ser feita com os alunos assentados no chão. Sente-se junto deles, de preferência adotando uma postura parecida para que se sintam mais acolhidos.

Explicite para o grupo o objetivo dessa aula, que é identificar aspectos culturais diversos, pertencentes aos campos individuais e coletivos das crianças e dos familiares. Explique que vamos trabalhar com a identidade de cada um, compreendendo vários aspectos das diversas culturas brasileiras.

Projete as fotos ou entregue-as impressas para as crianças.

Questione o grupo sobre as preferências gastronômicas, religiosas e os lugares de lazer favoritos.

Sugestões:

  • De onde será que são essas crianças?
  • Será que têm os mesmos gostos culinários?
  • Moram no mesmo país?
  • Brincam das mesmas brincadeiras?
  • Praticam as mesmas religiões?
  • São crianças parecidas com vocês?

Perceba e valorize a diversidade de opiniões no grupo. Desafie os estudantes a perceberem a diversidade que há entre eles. Peça que olhem uns para os outros e que percebam as cores de cabelo, de olhos, os tipos físicos etc. Nesse momento, é importante que os alunos percebam a grande diversidade que há entre eles.

Como adequar à sua realidade: selecione imagens de acordo com sua preferência ou conforme a realidade de seu grupo. Podem ser exploradas imagens de lugares com diferentes construções. Outras sugestões para explorar a diversidade cultural: fotos, músicas, quadros pintados...

Imagem disponível em: Banco de imagens NOVA ESCOLA

Acesso: 1º/3/2020

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