Plano de Aula

Plano de aula: O que há de migrante em mim?

Plano 2 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que há de migrante em nós?

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Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre este plano: esse plano contempla uma aula de 50 minutos e é parte de um projeto que pode ser explorado de forma interdisciplinar. Dê sequência a ele com o plano 3 - Construindo identidades com meu grupo. Nesta aula, serão propostas uma série de reflexões e vivências que ajudarão a turma a compreender a ideia do que é “ser migrante”, fazendo uma relação com a própria identidade e a da família. Os alunos deverão identificar características que possuem em comum por meio dos dados coletados na entrevistas, e se agrupar para realizar a próxima etapa do projeto.

Esse plano de aula faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Neles serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa, Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes. Esse plano faz parte de um pequeno projeto, que será contemplado em 4 planos de aula. É indicada a aplicação do plano 3 - Construindo identidades com meu grupo, na sequência deste.

Ação prévia: é importante que todos os estudantes tenham feito a entrevista proposta no plano 1 - Descobrindo minhas origens - com familiares antes de iniciar essa aula. Espera-se que a turma já tenha trabalhado com alguma habilidade da BNCC que trate sobre as migrações e formação do povo brasileiro. Caso ela ainda não tenha sido contemplada em seu plano de trabalho, faça uma breve introdução, contando aos alunos um pouco da história de formação do povo brasileiro. Utilize alguns dos materiais sugeridos abaixo, que constam do item Para você saber mais... para embasar seu trabalho.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: tiras de papel Colorset coloridas e caneta hidrocor.

Fichas para organização dos dados (material para impressão), disponíveis nos materiais complementares.

Lembre-se de ter em mãos uma câmera fotográfica ou o próprio celular para registrar os momentos da aula. Essas fotos podem fazer parte do momento de apresentação da culminância do projeto.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 10 minutos

 

Orientações: esse é um momento de retomada das atividades desenvolvidas anteriormente, de acordo com as orientações do plano 1 dessa sequência - Descobrindo nossas origens. Explique para os alunos que nessa aula temos como objetivo identificar as características marcantes dos grupos familiares, que mostram as diferentes identidades desses grupos. Peça que eles tenham em mãos as entrevistas feitas com os familiares, uma folha ou caderno e lápis. Organize a turma em círculo em um espaço da escola que tenha uma área de livre circulação, para que os alunos possam ver as pessoas que circulam e perceber a diversidade à sua volta.

Diga aos alunos que esse é um momento de partilha e que agora eles contarão um pouco da conversa com os familiares. Eles deverão partilhar com os colegas aquilo que ficou mais marcante nas entrevistas. Oriente-os sempre a ouvirem ao outro com atenção. Explique que, a cada partilha, devem registrar o nome do colega que partilhou uma informação mais próxima a deles, ou seja, o colega que mostra informações que se assemelham com aquelas que ele coletou.

Para iniciar, questione-os:

- O que vocês descobriram de mais interessante sobre a origem da sua família?

Estimule a participação dos alunos. Deixe-os externar as informações coletadas. Desafie-os a perceber o sentimento de pertencimento, para que possam se identificar uns com os outros. Peça para que, um a um, se apresentem para o grupo. Estimule os alunos mais tímidos, faça questionamentos para aqueles que não expõem os dados de forma clara.

Garanta que todos os estudantes registrem os nomes de colegas e informações que mais se parecem com as deles. Circule pelo grupo enquanto os alunos falam, para garantir esse registro.

Finalize a partilha quando todos tiverem contado sobre as descobertas.

Como relacionar a educação empreendedora?

Esse é um momento em que os estudantes precisam se sentir mais autônomos e capazes de verbalizar as próprias impressões. Identificar as próprias origens é uma forma de reafirmar a identidade. Quem é, de onde veio, costumes, religião, heranças culturais, modo de vestir, falar etc.

Para que isso ocorra, é preciso que se sintam acolhidos e reconhecidos.

Valorize cada palavra e cada partilha. Incentive a participação de todos e mostre como podem ser protagonistas nesse momento.

Imagem disponível em: https://br.freepik.com/vetores-gratis/grupo-multirracial-de-pessoas-felizes-sorrindo_5104455.htm#page=1&query=diversidade&position=3

Acesso: 5/3/2020

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