Plano de Aula

Plano de aula: Todos temos um pouco de migrantes!

Plano 4 de uma sequência de 4 planos. Veja todos os planos sobre O que há de migrante em nós?

mais ações

Aula

Sobre o plano
Sobre o plano

As orientações deste plano não devem ser apresentadas aos alunos, elas apresentam detalhamento das ações e maiores subsídios para que você, professor, possa se organizar melhor para a execução da aula.

Resumo da sequência: nessa sequência de aulas, os estudantes serão levados a pensar sobre as próprias origens e a da família, levantando elementos importantes sobre a vida familiar. Serão levados a construir um formulário de pesquisa que será aplicado aos familiares. Também serão instigados a pensar sobre quais recursos podem ser usados para fazer essa entrevista. Ao final da coleta de dados, deverão se organizar para apresentar toda a descoberta aos pares e, se possível, aos familiares. Os estudantes poderão utilizar diferentes recursos para a apresentação final do projeto. Serão instigados a uma criação autônoma e autoral durante todo o processo. Ao final, espera-se que compreendam mais sobre a própria origem e possam valorizar aspectos culturais importantes da comunidade.

Sobre esse plano: esse plano refere-se a uma aula de 100 minutos e faz parte de uma sequência mais ampla, contemplada em 4 planos de aula. Ele é o último plano da sequência em que foram abordados aspectos que fazem parte do trabalho com as habilidades (EF02GE01), (EF03LP15), (EF04GE02), (EF05GE01), (EF35LP18) e (EF03HI01) que constam na BNCC. Como as habilidades devem ser desenvolvidas ao longo de todo o ano, você observará que elas não serão contempladas na totalidade aqui e que as propostas terão continuidade em aulas subsequentes. Além disso, a sequência contempla as seguintes Competências Gerais da Educação Básica previstas na BNCC: 1. Conhecimento, 8. Autoconhecimento e autocuidado, 9. Empatia e cooperação.

Essa será a aula final do projeto, e o intuito aqui é apresentar para os familiares todos os dados coletados por meio das entrevistas realizadas no plano 1- Descobrindo minhas origens e os trabalhos sistematizados nos planos, 2 - O que há de migrante em mim?, e 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Organização das aulas: essa sequência pode acontecer no contexto de um único componente (Língua Portuguesa ou Geografia ou História) ou combinar encontros envolvendo dois componentes.

Ação prévia: os alunos devem se organizar para trazer os materiais necessários para cada apresentação. Caso necessitem de outros materiais, oriente-os e solicite com antecedência, para que possam ser providenciados. Organize o local de encontro e recepção dos pais. Certifique-se de que os convites foram entregues para as famílias.

Alinhamento da sequência com a Educação Empreendedora: essa sequência de planos está organizada como um projeto. A intenção desse trabalho é ampliar o desenvolvimento da autonomia e favorecer a resolução de problemas, a colaboração e a iniciativa dos alunos. Nela, os estudantes atuam a todo momento como protagonistas no processo de ensino e de aprendizagem, e devem ser chamados a tomar decisões e colaborar com os grupos de trabalho de forma intensa. A proposta busca a promoção do autoconhecimento e da valorização dos sujeitos por meio da identificação de aspectos culturais, próprios de cada indivíduo que compõe a turma. Também envolve planejamento, organização de recursos para a coleta de dados e para a apresentação, exercício da criatividade e da imaginação, já que os grupos partilharão as produções com a comunidade escolar.

Materiais necessários: projetor, aparelho de som, microfone… a depender do que foi escolhido pelos grupos.

Folha de avaliação do projeto, pelos estudantes, que pode ser impressa nos materiais complementares.

Tabela de apresentações, disponível nos materiais complementares.

Para você saber mais: sugerimos alguns materiais como suporte de leitura para melhor embasamento do trabalho a ser desenvolvido com este projeto.

Vídeo YouTube - Migrações: um fenômeno global

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=spFE9y0w1Tw

Acesso: 2/3/2020

Vídeo - Youtube - Quem não é migrante?

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TgfOl1dpwo0

Acesso: 3/3/2020

Sete coisas que você provavelmente não sabe sobre migrantes

Disponível em: https://anistia.org.br/sete-coisas-que-voce-provavelmente-nao-sabe-sobre-migrantes/

Acesso: 3/3/2020

Museu da imigração de São Paulo

Disponível em: http://museudaimigracao.org.br/

Acesso: 3/3/2020

Como acolher alunos migrantes valorizando sua cultura

Disponível em: https://educacaointegral.org.br/reportagens/como-escola-integrar-alunos-migrantes-valorizando-cultura/

Acesso: 3/3/2020

Introdução
Introdução

Tempo sugerido: 20 minutos

 

Orientações: retome com o grupo a ordem das apresentações que foi definida no plano 3 - Construindo identidades com meu grupo.

Explique sobre a abertura do encontro. Sinalize que a abertura será feita por você, mas é importante que pelo menos dois estudantes contem para os pais sobre como foi estruturado esse projeto. Busque voluntários para essa participação.

Cuide para que o espaço seja organizado pelos estudantes. Caso façam o café cultural, cuide para que os alimentos a serem oferecidos às famílias sejam organizados em mesas. Peça aos alunos que reservem os lugares para os familiares e deixem reservados os lugares para que cada grupo assista à apresentação dos demais.

Fortaleça seus alunos para estarem seguros para as apresentações. Indique que fizeram um cuidadoso planejamento e que agora é a hora de curtirem o evento. Comente o quanto trabalharam e foram criativos na construção das apresentações, e que nesse momento vão poder contar para muitas pessoas como são alunos dedicados. Convide-os para se apoiarem mutuamente, pois isso faz toda diferença para ganharem conforto na hora da apresentação. Oriente que, se esquecerem alguma coisa, um colega pode ajudar ou você, como professor, dará apoio!

Combinem a hora da partilha dos lanches.

Escolha um ou dois alunos que possam ser os fotógrafos, para que todos os momentos sejam devidamente registrados.

Escolha um ou dois alunos para fazerem as apresentações dos grupos. Entregue a esse(s) estudante(s) a tabela do próximo slide.

Com todas as tarefas definidas, dirijam-se para o local de apresentações.

Alfabetização

Confira mais de 700 planos de aula e atividades para 1º e 2º ano do Fundamental

ACESSAR AGORA

Conteúdos relacionados