Plano de Aula

Plano de aula: PROFISSÕES AO MEU REDOR

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Novas percepções de dinâmicas espaciais por meio de atividades cotidianas nos lugares de vivência.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 100 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF01GE07 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: para a realização deste plano de aula, será necessário a autorização da coordenação para que os alunos possam circular pela escola e conversar com os funcionários. Durante esta conversa os alunos irão aplicar um questionário elaborado por eles, com ajuda do professor. O modelo deste questionário, para consulta ou impressão, estará disponível no material complementar.

Material complementar: modelo do questionário disponível no link https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SEkG7r5jCQeTFNDE6fTqvCYZWjB6SQK56TyqrCS5tG57946DuufGt5uGsKVC/ge01-07un03-acao-propositiva-questionario.pdf

Contextos prévios: para o melhor aproveitamento deste conteúdo seria interessante que os alunos já tivessem um conhecimento prévio do conceito de profissão.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: Projete ou escreva o tema no quadro. (Se não for possível projetar ou escrever, fale qual será o tema da aula para os alunos). Comece a aula com a seguinte questão, existem muitas profissões, algumas mais conhecidas e outras menos conhecidas. Vamos começar pensando em quais profissões conhecemos e onde esses profissionais trabalham.

Em seguida pergunte, como vamos pensar nas outras profissões se não as conhecemos?

Quando chegamos a uma loja, por exemplo, conseguimos saber todos os profissionais que trabalham lá?

Neste momento o professor deve organizar as falas para que todos tenham a oportunidade de se expressar.

Como adequar à sua realidade: se este plano de aula for usado em uma escola rural ou em qualquer localidade mais afastada dos centros urbanos, o professor pode usar como exemplo um estabelecimento local. O importante neste caso é que o local seja familiar para os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA