Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravação de vídeos e áudios.
- Optativas: Google Meet, Youtube, Google Jamboard e Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (tempo para esta etapa 25 minutos)
O objetivo é que os alunos sejam capazes de relacionar as profissões com seus locais de trabalho. Sugere-se como ferramentas tecnológicas o WhatsApp ou e-mail para envio das atividades. A aula ocorrerá em sua maior parte do tempo de forma assíncrona.
Para realização deste plano, será necessário o uso da imagem apresentada no slide 3 da proposta de aula original. Na ação propositiva, será preciso criar um Jogo da Memória cujas imagens estão disponíveis na respectiva etapa, também no plano original. Na sistematização, os alunos necessitarão de um caderno ou folha para registrar a profissão/local de trabalho escolhidos.
Para iniciar, envie o tema da aula por áudio ou vídeo, fazendo a seguinte colocação: quando pensamos em algumas profissões, logo imaginamos seu local de trabalho. Por exemplo, quando pensamos em um caminhoneiro, imaginamos um caminhão e uma estrada. Mas nem todas as profissões são assim. Quem vocês acham que trabalha em uma escola? Pergunte quem mais além dos professores trabalham em escolas. Em seguida questione se os professores poderiam trabalhar em outros lugares como praças, supermercados etc. Utilize imagens para contextualizar sua aula.
Contextualização (40 minutos)
Apresente a imagem do slide original aos alunos. Pergunte se eles sabem que profissional é esse. Aguarde as respostas e, em seguida, questione se sabem onde ele está trabalhando.
Volte à questão do slide anterior: quem mais além de médicos trabalham nos hospitais? Eles poderiam realizar uma cirurgia num supermercado? O professor deverá estar preparado para explicar que os médicos podem realizar procedimentos de emergência em qualquer lugar, mas o local ideal é o hospital para que não haja risco de contaminação.
Para contextualizar, envie “A música dos médicos - Cuidados com o coronavírus”, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=-cm6n0-kRKM, acesso em: 05/06/2020. Fale sobre a importância desse profissional diante da pandemia que estamos vivendo. Aproveite, também, para lembrar dos cuidados de higiene.
Problematização (50 minutos)
Neste momento da aula a ideia é que os alunos percebam que cada profissional tem seu local de trabalho, pois cada um tem equipamentos e necessidades específicas. Para que isso aconteça, pergunte por que os professores precisam estar na escola para dar aula ou por que os médicos precisam estar em um hospital para atender os pacientes. Explique que podemos trabalhar em outros lugares, mas se o fizermos nos locais adequados, o resultado será melhor.
Faça a seguinte pergunta para a sala: já aprendemos que os professores trabalham na escola e que médicos e enfermeiros trabalham nos hospitais. Quais outras profissões conhecemos e onde trabalham? Peça que os alunos encaminhem as respostas por áudio ou mensagens de texto.
Se você preferir, fica a sugestão da utilização do programa da Google Jamboard, que é um quadro interativo desenvolvido pelo Google onde eles poderão inserir suas respostas. O vídeo com o passo a passo para acesso e uso da ferramenta está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XBLv1QvDkeo&t=897s, acesso em: 05/06/2020.
Ação propositiva (60 minutos)
Após todos responderem, conduza os alunos para a construção da brincadeira. Faça a divisão da turma em duplas e diga que eles terão que realizar a atividade de forma assíncrona, por meio de uma chamada de vídeo com o colega. Em seguida, envie por WhatsApp ou e-mail as imagens disponíveis em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GDcJuFHVUrKHWtMDzuNKHZx6rPd4Tp25vaGBnxeA9EgH5Q3Sc5CHRsQX3XX3/geo1-07un02-acao-propositiva-jogo-da-memoria.pdf, acesso em: 05/06/2020.
Primeiro, cada dupla irá escolher uma profissão. Depois, deverão discutir e descobrir onde o profissional escolhido trabalha. Peça para que anotem em seus cadernos essas informações. Se você preferir, pode usar o Google Docs para fazer essa pesquisa.
Em seguida, oriente-os a iniciarem o Jogo da Memória. Durante a brincadeira, um aluno será responsável pela projeção e o outro participa indicando qual carta quer que seja virada. Ao final, solicite que eles encaminhem as produções da pesquisa por texto ou áudio.
Sistematização (60 minutos)
Questione os alunos se eles conheciam todas as profissões que apareceram no jogo, se sabiam seus locais de trabalho ou se tiveram alguma surpresa. Depois de conversar com eles, peça para que façam desenhos em seus cadernos, mostrando a profissão que escolheram na primeira parte do jogo e onde este profissional trabalha. Posteriormente, oriente que eles compartilhem os registros por meio de fotos.
Convite às famílias
Oriente que as famílias assistam com as crianças ao vídeo sobre as profissões disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z5KmCAvbmNE, acesso em: 05/06/2020.