Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
USAR APENAS FERRAMENTAS EM PORTUGUÊS E GRATUITAS
- Essenciais: Youtube, Google Meet, WhatsApp ou e-mail; celular, tablet ou computador com câmera para gravar vídeos e áudios.
- Optativas: Google Docs.
Valor trabalhado
- Cidadania
- Protagonismo
Apresentação do tema da aula (40 minutos)
O objetivo deste plano de aula é que os alunos desenvolvam noções de tempo (presente e futuro) refletindo como serão as cidades e as profissões do futuro. As atividades propostas serão realizadas em boa parte do tempo de forma assíncrona.
Para apresentar o tema, grave um vídeo explicando ou envie uma foto do slide que está disponível nesta etapa no plano de aula original. Pergunte se os alunos já pensaram no que gostariam de ser quando crescerem. Peça que os produzam desenhos com suas respostas. Eles devem enviá-las por WhatsApp.
Contextualização (60 minutos)
Envie uma foto do slide do plano original ou grave um vídeo fazendo a pergunta indicada. Questione sobre o que é o futuro, como eles acreditam que serão as pessoas, os carros, as comidas, as casas, os computadores. Ajude a turma a pensar como seria uma cidade daqui muitos anos. Após as falas, mostre imagens que os façam pensar no futuro.
Problematização (60 minutos)
Apresente imagens de uma profissão que existia no passado e que hoje não existe mais. Em seguida, peça para os alunos olharem para as imagens e pergunte se eles sabem qual é a profissão da primeira foto. Se ninguém souber, explique que antes dos computadores existirem, as pessoas escreviam trabalhos e documentos em uma máquina de escrever. A pessoa que exercia essa profissão era chamada de datilógrafa. Explique que hoje em dia, com os computadores, todos podem digitar seus trabalhos, por isso essa profissão já não existe mais.
Pergunte se sabem de outras profissões que existiram no passado e que hoje já não existem mais. Agora, pensando na cidade futurista, pergunte quais profissões poderiam existir no futuro. Por exemplo: construtor de robôs, mecânico de carros voadores e assim por diante.
Depois das falas dos alunos, enviadas por áudio, ou organizadas por você pelo Google Meet, pergunte se eles acreditam que as profissões que pensaram no começo da aula, (o que eu quero ser quando crescer?) ainda existirão no futuro. Instigue a reflexão lançando questões como: no futuro ainda precisaremos de médicos? Policiais? Agricultores? Por quê? Como serão as cidades e as profissões no futuro? A ideia dessas perguntas é fazer com que eles percebam que por mais que as coisas evoluam, algumas profissões continuam a existir, pois são essenciais para a vida em sociedade.
Ação propositiva (60 minutos)
A atividade será feita assincronamente, mas a socialização acontecerá de forma síncrona. Oriente que nesta etapa irão precisar de massinha de modelar. Peça para pensarem no futuro e no que gostariam de trabalhar. Em seguida, oriente-os para que criem um objeto referente à profissão que escolheram.
Explique que neste momento eles não podem contar para os colegas o que estão fazendo, pois irão realizar uma brincadeira de adivinhação, posteriormente. Quando todos terminarem, organize um momento de forma síncrona e peça que cada aluno, um de cada vez, mostre o seu objeto, seja pela câmera ou por registros fotográficos. Os demais terão três tentativas para adivinhar a profissão. Se ninguém acertar, o aluno deve contar qual é a profissão e explicar o por que da escolha.
Se os alunos não tiverem a massinha de modelar, eles podem fazer com ajuda das famílias, conforme receita abaixo:
- 1 xícara de sal
- 4 xícaras de farinha de trigo
- 1 xícara e meia de água
- 3 colheres de sopa de óleo
- Corante alimentício
Misture a farinha e o sal. Em seguida, adicione a água e o óleo até a massa ficar homogênea. Por último acrescente o corante alimentício.
Sistematização (60 minutos)
Ainda na conversa síncrona, peça que os alunos olhem para a imagem da cidade do futuro que você enviou anteriormente e que digam se acreditam que as profissões que escolheram se encaixam naquela cidade. Se a resposta for positiva, converse sobre onde elas se encaixam. Já se a resposta for negativa, questione o que poderiam mudar na cidade para que todas as profissões escolhidas pudessem existir nela.
Convite às famílias
Oriente que as famílias ajudem as crianças na produção das massinhas de modelar.