Atividade para impressão - Registro das comparações
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando campanhas
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Descrição
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Veja todos os planos aqui!
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablets ou Celular com acesso à Internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/83539853 - Materiais diversos:
cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas. Link para acesso à atividade de impressão aqui.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Forma de composição dos textos.
Prática de Linguagem
- Análise Linguística/Semiótica (alfabetização)
Objetivos de aprendizagem
- Ler de forma compartilhada duas campanhas publicitárias, fazendo comparações entre as suas semelhanças e diferenças quanto aos aspectos da formatação e diagramação específica desse gênero.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação


Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 70 min
Esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Informações sobre o gênero: frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Dificuldades antecipadas: Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).
Organização da aula
Conversa inicial
Tempo previsto: 10 min
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.
Orientações: Organize os alunos em grupos de quatro integrantes ou forme cinco grupos em sua sala. Esse agrupamento pode ser formado com alunos em diferentes níveis de escrita e leitura, de forma que uns possam ajudar os outros no processo da leitura dos textos e registro das observações.
Utilize nessa aula as campanhas já trabalhadas: “Higienize as mãos” e “Afaste os bichos, lave as mãos”, pois tratam do mesmo tema de conscientização sobre a saúde.
Diga às crianças que a proposta da aula será ler as campanhas novamente para agora observarem o que há de semelhanças ou diferenças entre elas.
Explique que após as observações feitas por todos do grupo, eles irão registrá-las em um quadro específico.
Observações:
As cópias de cada campanha devem ser providenciadas para que todos os grupos tenham as suas. Podem ser produzidas em tamanho de meia folha A4.
Utilize o arquivo de impressão para acessar as imagens e o quadro para anotação das observações.
Deve-se ter também disponível uma cópia de cada campanha completa para ser afixada no quadro ao término da atividade, ou seja, no momento do fechamento da aula.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA