Atividade para impressão - Registro das comparações
Plano de Aula
Plano de aula: Comparando campanhas
Plano 7 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a sétima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo de Análise Linguística/Semiótica (alfabetização).
Características do gênero: Frase de fácil memorização que resume as características de um produto, serviço ou até mesmo uma pessoa. É usado em contexto político, religioso e comercial, como uma expressão repetitiva de uma ideia ou propósito.
O slogan é uma frase-chave ou expressão que sintetiza o posicionamento da marca ou da empresa. É o logotipo verbal, devendo constar em todas as ações de comunicação, e muitas vezes é apresentado juntamente com o logotipo, que é a identidade visual da empresa ou organização.
Seu significado varia de autor para autor, entretanto, pode-se dizer que é uma frase ou grupo de frases de natureza breve. É uma espécie de fórmula polêmica endereçada ao público, e sua força reside tanto em sua forma quanto em seu sentido. Através dessa brevidade, o «slogan» chama a
atenção não sobre si mesmo, mas sobre o que diz ou dá a entender, conseguindo o seu objetivo: persuadir o sujeito à compra do produto ou à mudança de comportamento.
Costuma-se atribuir ao «slogan» algumas funções básicas, como fazer aderir, prender a atenção e resumir. A função primordial é sempre a de “fazer vender” um produto, não comportando apenas uma indicação, um conselho, mas certa pressão; as palavras não desempenham só a função de informar ou prescrever, mas, sobretudo, de convencer, mandar fazer. Seja qual for sua função aparente, a real não está no seu sentido, mas no impacto; não está no que ele quer dizer, mas no que ele quer fazer.
Materiais necessários: cartazes das campanhas, lápis, borracha e matrizes xerocadas.
Link para acesso à atividade de impressão aqui
Dificuldades antecipadas:
Ler os textos e escrevê-los considerando os aspectos da cultura escrita (segmentação e orientação na página escrita).
Referências sobre o assunto:
https://www.significados.com.br/slogan/
LELO, K.L.R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. LEAL, T.F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Belo Horizonte: Autêntica, 2006.
SOARES, M. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
SOARES, M. Práticas de letramento e implicações para a pesquisa e para políticas de alfabetização e letramento. In: MARINHO, M.; CARVALHO, G.T. (orgs). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010.
CAVALCANTI, M.; Leitura, referenciação e coerência. In: Ensino de Língua Portuguesa: oralidade, escrita e leitura. ELIAS, V.M. (org). São Paulo: Contexto, 2011.
BRASIL, L. F. O slogan e suas múltiplas dimensões na publicidade. 2009. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2009.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma qual é a proposta da aula, em que será feita uma atividade de estudo sobre SLOGAN e CAMPANHA PUBLICITÁRIA.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA