Plano de Aula
Plano de aula: Produzindo slogans para campanhas de conscientização
Plano 14 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Slogans
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a décima quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero slogan e no campo de atuação VIDA PÚBLICA. A aula faz parte do módulo Produção de texto.
Materiais necessários: Revistas, molde de letras, canetinhas, lápis, tesouras, cola, máquina fotográfica, tinta guache, pincéis, panfletos, cartazes, cartolinas, etc.
Informações sobre o gênero: Constituído de imagem, sendo acompanhada de textos com letras e cores fortes para chamar a atenção, apresentando uma linguagem persuasiva na intenção de convencer o leitor/consumidor a adquirir o produto, ideia ou serviço. Sua estrutura composicional geralmente contém:
- Título (apresenta a ideia principal),
- Subtítulo (apresenta uma idéia complementar ao título),
- Logomarca (junção do símbolo da empresa e seu nome,
- Logotipo (representação gráfica que representa o nome de uma empresa, instituição, marca ),
- Slogan (frase curta, de fácil memorização).
(SILVA, 2015)
Dificuldades antecipadas:
- Fazer o rascunho da campanha em termos de sua estrutura composicional. Neste processo é fundamental que o professor relembre com os alunos as características do gênero que já foram trabalhadas ao longo dos planos anteriores.
- Escrever o texto do slogan. O grupo contará com a ajuda dos alunos mais avançados em relação à escrita e leitura, e também,com a ajuda do professor como escriba das ideias pensadas. Poderão utilizar letras móveis, silabários para consulta, etc.
Referências sobre o assunto:
LELO, K. L. R.; SILVA, A. Planejando o ensino de produção de textos escritos na escola. In: LEAL, T. F.; BRANDÃO, A.C. (orgs). Produção de textos na escola: reflexões e práticas no Ensino Fundamental. 1ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Recife, MEC/CEEL, 2008.
Produção de Textos Escritos. Disponível em: <http://www.ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/files/uploads/PNAIC%202017%202018/roteiros/ROTEIRO%205-MAIO-1o%20ao%203o%20ano.pdf>. Acesso em 21 de janeiro de 2019
SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTI, M.C.B. (org). Diversidade textual : os gêneros na sala de aula. 1.ed. Belo Horizonte : Autêntica , 2007.
SILVA, Caroline Costa. Os gêneros anúncio publicitário e anúncio de propaganda: uma proposta de ensino ancorada na análise de discurso crítica. Dissertação (Mestrado em Língua Portuguesa). Uberlândia/MG - 2015).
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Projete ou leia o título para a turma. Fale para a turma que a proposta da aula será construir a campanha educativa que foi pensada e planejada na aula anterior por cada grupo.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA