Plano de Aula

Plano de aula: Descobrindo a pontuação no texto

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Descrição

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Identificar a presença e a função do ponto final no conto acumulativo, analisando seu efeito na entonação.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a primeira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final dentro do texto. Perceber a importância do uso do ponto final nas situações de escrita de frases pode também representar uma dificuldade para as crianças.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Descobrindo a pontuação no texto

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique às crianças que nesta aula elas irão conhecer um conto acumulativo, identificar num trecho desse conto a presença do sinal de pontuação (ponto final), buscando compreender a função do mesmo e seu efeito na entonação.

Hora do conto!

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A finalidade desta aula é identificar a presença e a função do ponto final no conto acumulativo, analisando seu efeito na entonação.

“Se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados” (ARAÚJO, 2012). Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, clique aqui.

Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer um conto acumulativo e identificar em um trecho desse conto a presença do ponto final, buscando compreender a função dele e o seu efeito na entonação.

Motive as crianças para assistirem ao vídeo do conto acumulativo a ser trabalhado durante a aula.

Exiba o vídeo do conto acumulativo: O macaco e o rabo. Tempo aproximado de 6 minutos.

Caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas (disponível abaixo).

Materiais complementares: Clique aqui para acessar a versão do conto para impressão.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA