Plano de Aula

Plano de aula: Fazendo uso da pontuação

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

mais ações

Descrição

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 70 min

Esta é a segunda aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto de interrogação e de exclamação dentro do texto. Identificar também qual sinal de pontuação usar nas situações de escrita de frases pode representar uma dificuldade para as crianças.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Fazendo o uso da pontuação

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão se divertir ouvindo piadas, lendo e respondendo adivinhas. Identificaremos também nestes textos a presença dos pontos de interrogação e exclamação buscando compreender a função destes sinais de pontuação na expressividade da leitura.

Contando piadas!

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: A finalidade desta aula é reconhecer a presença do ponto de interrogação e do ponto de exclamação em piadas e adivinhas percebendo a função destes sinais na expressividade da leitura.

Professor, a presença das adivinhas na sala de aula favorece a valorização e a apreciação da cultura popular assim como o estabelecimento de vínculo prazeroso com a leitura e a escrita. Quando as crianças não leem e escrevem convencionalmente, atividades de leitura e escrita com estes textos que pertencem à tradição oral e as crianças conhecem de memória podem possibilitar avanços significativos na aprendizagem delas. Caso seja necessário aprofundar mais sobre esta temática acesse: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me002537.pdf Acesso em: 6 de novembro de 2018.

Motive as crianças a assistir ao vídeo da Turma da Pakaraka - Piadas com crianças.

Exiba o vídeo. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=i13zgiOiQ3A. Acesso em: 6 novembro de 2018. Tempo aproximado de 2 minutos.

Professor, caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura de algumas piadas para elas. Clique aqui para acessar e imprimir o texto de algumas piadas.

Professor, depois de assistir ao vídeo, ou ouvir a leitura de algumas piadas, pergunte às crianças:

- Gostaram das piadas?

- De qual vocês gostaram mais?

- Vocês conhecem outras piadas?

- Quem gostaria de contar uma piada para a turma?

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA