Plano de Aula

Plano de aula: Jogando e pontuando

Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação

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Descrição

Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Veja todos os planos aqui!

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    C
    omputador on-line, projetor multimídia, caixas de som, papel metro ou cartolina, sacos plásticos ou envelopes de papel, tesoura, cola, fita adesiva cópias dos materiais listados nas orientações.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Vídeo do conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k (acesso em 13 de novembro de 2018 - tempo aproximado de 6 minutos).

    Jogo: https://wordwall.net/pt/resource/15714909

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Pontuação

Prática de Linguagem

  • Análise Linguística/Semiótica

Objetivos de aprendizagem

  • Descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”, depois pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Competências gerais

4. Comunicação

5. Cultura Digital

9. Empatia e Cooperação

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Básico
doubts

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Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 60 min

Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.

Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.

Organização da aula

Conversa inicial:

Tempo previsto: 15 min

Descobrindo os sinais de pontuação

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer mais um conto acumulativo, revisar os sinais de pontuação estudados nas aulas anteriores: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, e que também irão participar do jogo “Dado da pontuação” e pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Hora do conto!

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações: A finalidade desta aula é descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”. Em seguida, pontuar individualmente e coletivamente uma piada.

Motive as crianças para assistirem ao vídeo de mais um conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Professor(a), se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados. Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, acesse: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018.

Exiba o vídeo do conto acumulativo acessando: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k - Acesso em 13 de novembro de 2018. Tempo aproximado de 6 minutos. Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas. Clique aqui para acessar uma versão do conto para imprimir.

Professor(a), depois de assistir ao vídeo, ou, ter ouvido a leitura do conto, pergunte às crianças:

- Gostaram da história? (resposta pessoal)

- Qual a personagem principal da história? (A formiguinha)

- O que aconteceu com a formiguinha? (Ela saiu para procurar comida e um floco de neve prendeu seu pezinho.)

- Como ela fez para resolver o problema? (Ela pediu ajuda ao Sol, depois ao muro, depois ao rato, depois ao gato, depois ao cachorro, depois ao homem e por fim a Deus.)

- Quem a ajudou a sair daquela situação? (Deus que a levou para um lugar que não tinha inverno.)

- O que chamou mais a atenção de vocês nessa história?

Prepare os dispositivos digitais e baixe o jogo. O jogo traz perguntas sobre a história e algumas questões de alfabetização como, por exemplo, a quantidade de sílabas de algumas palavras. Reúna os estudantes em duplas para resolver o quiz. Mostre como o jogo funciona e circule pela sala para atender a possíveis dúvidas.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

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