Texto para impressão - A formiguinha e a neve
A formiguinha e a neve
Plano de Aula
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Pontuação
Por: Claudia Novais Lima
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Veja todos os planos aqui!
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Qualidade com economia de tempo
Tempo previsto: 60 min
Esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é a identificação dos sinais de pontuação nos textos e de seus efeitos na entonação.
Dificuldades antecipadas: As crianças poderão apresentar dificuldade para compreender as funções do ponto final, do ponto de interrogação e exclamação dentro do texto. Fazer uso incorreto dos sinais de pontuação e da sua entonação na elaboração oral das frases orais pode representar uma dificuldade para as crianças.
Conversa inicial:
Tempo previsto: 15 min
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Explique para as crianças que nesta aula irão conhecer mais um conto acumulativo, revisar os sinais de pontuação estudados nas aulas anteriores: ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação, e que também irão participar do jogo “Dado da pontuação” e pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: A finalidade desta aula é descobrir frases finalizadas com ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação durante o jogo “Dado da pontuação”. Em seguida, pontuar individualmente e coletivamente uma piada.
Motive as crianças para assistirem ao vídeo de mais um conto acumulativo: A formiguinha e a neve. Professor(a), se há um tipo de história de interesse quase unânime entre as crianças, são as histórias com repetição e acumulação. Desde as pequeninhas até as maiores, lá pelos 6, 7 anos, essas histórias encantam, prendem, provocam o riso e a graça. As crianças adoram histórias e brincadeiras que contêm elementos que se repetem, que são retomados. Se achar necessário se aprofundar mais no assunto, acesse: http://oficinasdealfabetizacao.blogspot.com/2012/09/historias-acumulativas.html - Acesso em 23 de novembro de 2018.
Exiba o vídeo do conto acumulativo acessando: https://www.youtube.com/watch?v=mjfkqnf8I4k - Acesso em 13 de novembro de 2018. Tempo aproximado de 6 minutos. Professor(a), caso não seja possível exibir o vídeo para as crianças, faça a leitura do conto acumulativo para elas. Clique aqui para acessar uma versão do conto para imprimir.
Professor(a), depois de assistir ao vídeo, ou, ter ouvido a leitura do conto, pergunte às crianças:
- Gostaram da história? (resposta pessoal)
- Qual a personagem principal da história? (A formiguinha)
- O que aconteceu com a formiguinha? (Ela saiu para procurar comida e um floco de neve prendeu seu pezinho.)
- Como ela fez para resolver o problema? (Ela pediu ajuda ao Sol, depois ao muro, depois ao rato, depois ao gato, depois ao cachorro, depois ao homem e por fim a Deus.)
- Quem a ajudou a sair daquela situação? (Deus que a levou para um lugar que não tinha inverno.)
- O que chamou mais a atenção de vocês nessa história?
Prepare os dispositivos digitais e baixe o jogo. O jogo traz perguntas sobre a história e algumas questões de alfabetização como, por exemplo, a quantidade de sílabas de algumas palavras. Reúna os estudantes em duplas para resolver o quiz. Mostre como o jogo funciona e circule pela sala para atender a possíveis dúvidas.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORAEssa funcionalidade ainda não está disponível. Por favor, tente baixar em PDF.
Você pode baixar este plano como um arquivo (PDF).