Plano de Aula

Plano de aula: Descrição de fotos por legendas

Plano 9 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é nona aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.

Materiais necessários:

  • Giz colorido. Caderno, lápis.
  • Cópias das imagens disponíveis no seguinte link:

(1) Crianças jogam bola em Madalena (CE), de Jarbas Oliveira - 18.out.2007/Folhapress http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333769.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019

(2) Garoto roda pião na unha do dedão, em Nova Olinda (CE), João Paulo Marôpo - mai.2009 http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333375.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019

(3) Menino brinca de corda em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333361.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019

(4) Crianças brincam de corre, cutia em Nova Lima (MG), de Renato Stockler - set.2009/Na Lata http://f.i.uol.com.br/folha/mapadobrincar/images/11333355.jpeg Acesso em 6 de fevereiro de 2019

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: O primeiro ano envolve a aprendizagem tanto das convenções da língua escrita bem como do uso adequado do caderno e de outros instrumentos típicos da organização escolar. Essa característica demanda que sejam observados, com atenção, os procedimentos relacionados ao ensino da cópia de modo que ocorram, ao longo do desenvolvimento da aula, de maneira organizada e sequencial.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos