Plano de Aula

Plano de aula: Produção de descrições orais com base em imagens

Plano 10 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é décima aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de oralidade.

Materiais necessários:

  • Cópias das fotografias ampliadas para expor no mural
  • Cópias de fotografias para distribuir para a turma

Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando

Dificuldades antecipadas: Como se trata da leitura de imagens recolhidas previamente, algumas crianças podem ter dificuldade de inferir informações. Selecionamos imagens de brincadeiras e brinquedos que podem ser desconhecidas por elas, então, é importante apoiá-las nesse sentido. Outra dificuldade talvez seja a de produzir, para os colegas, descrições com coerência, selecionando as informações e explicitando-as de modo a que o outro construa uma imagem mental da cena.

Referências sobre o assunto: SANTOS, Jorge Viana. Operadores de tempo em enunciados de legendas jornalísticas. Disponível em http://www.gel.org.br/estudoslinguisticos/edicoesanteriores/4publica-estudos-2005/4publica-estudos-2005-pdfs/operadores-de-tempo-em-enunciados-1106.pdf Acesso em 02 de março de 2018.

São Paulo (SP). Secretaria Municipal de Educação. Cadernos de apoio e aprendizagem: Língua Portuguesa – 1º ano. Secretaria Municipal de Educação. São Paulo: SME, 2014

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente a proposta da aula para os alunos.

Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma

Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos

ACESSAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos