Resolução
Plano de Aula
Plano de aula: Relação entre imagem e texto lido
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Fotolegendas
Descrição
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura.
Veja todos os planos da sequência aqui.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, tela e projetor multimídia para expor slides da aula. No caso de não ter esses equipamentos disponíveis, cópias para todas as crianças das atividades disponíveis nos materiais complementares. - Recursos Educacionais Digitais:
Slide - tabela para completar: https://docs.google.com/presentation/d/1Yop55iRvqFJ3XZeztzqSzsStqspC2rTUbZLAvMNgJ60/edit?usp=sharing. É necessário fazer uma cópia do arquivo para conseguir editar. - Materiais diversos:
Letra de cantiga em um cartaz, quadro, giz, aparelho de som (opcional).
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Compreensão em leitura / Estratégia de leitura
Prática de Linguagem
- Leitura
Objetivos de aprendizagem
- Estabelecer relações entre imagens (fotografia) e o texto lido.
- Ler e extrair informações do texto lido.
Competências gerais
4. Comunicação
5. Cultura Digital
9. Empatia e Cooperação
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 60 min
Esta é a segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Legenda. A aula faz parte do módulo de leitura
Dificuldades antecipadas: Influenciadas pela leitura de imagem, a tendência das crianças é descrever o que se pode observar. É provável que tenham dificuldades para compreender que a legenda complementa a imagem com uma série de informações que não estão inscritas na cena.
No processo de alfabetização, as crianças estão sendo introduzidas na leitura. Mesmo as que já estão alfabéticas decodificam lentamente os textos e necessitam da ajuda de um leitor proficiente para compreender e observar elementos que os compõem.
Informações sobre o gênero: As legendas de fotografias são textos breves que, normalmente, ocorrem sobrepostos a uma imagem com a finalidade de esclarecer elementos ligados ao que está representado visualmente, mas que não podem ser precisados por quem observa a imagem. Qual a natureza da cena? Há personagens? Quem são eles? Quais as referências espaciais e temporais da imagem? Assemelham-se, portanto, ao primeiro parágrafo das notícias jornalísticas, indicando o quê, quem, onde, quando.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução:
Tempo previsto: 20 min
Apresente a proposta da aula para os alunos.
Leia ou escreva na lousa as questões para introduzir o assunto:
- Se alguém perguntasse a você o que é uma legenda, o que você responderia?
- E se perguntassem para que serve a legenda?
Registre no quadro as respostas dadas oralmente pelos alunos.
Proponha que, agora, escrevam na lousa uma única resposta elaborada coletivamente. Para isso, retome as ideias das crianças e solicite esclarecimentos. Elas devem indicar que legendas são textos pequenos que acompanham imagens. Também devem conseguir dizer que esses textos trazem informações complementares ao que vemos na imagem para compreendermos o que ocorreu, onde, com quem, quando etc. Caso não consigam elaborar a resposta completa, não se preocupe, pois vocês irão explorar o tema ao longo da aula.
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
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