Atividade principal
Plano de Aula
Plano de aula: Adivinhas Matemáticas
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Desenvolver habilidade de analisar adivinhas
- Reconhecer que adivinhas são problemas que demandam análise e atenção aos dados apresentados
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
- Reconhecer os dados e a pergunta de um problema.
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Desenvolver habilidade de analisar adivinhas
- Reconhecer que adivinhas são problemas que demandam análise e atenção aos dados apresentados
Aula
Resumo da aula
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Um novo aliado para Professores Alfabetizadores

Acompanhe o progresso dos alunos durante o ano e otimize seu planejamento
ACESSAR AGORA