Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso esteja em uma aula síncrona, faça a proposta do plano de aula da maneira como está apresentado, porém, procure organizar momentos com grupos menores para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Aquecimento, Atividade principal e Discussão das soluções). Para esta sugestão, na impossibilidade de fazer duplas, os alunos deverão realizar a atividade individualmente. Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para orientar e contribuir para que o aluno realize as propostas conforme as sugestões a seguir.
Aquecimento
Proponha que um familiar converse com o aluno sobre o que é um problema:
- Como podemos saber que estamos diante de um problema?
- Existem problemas somente na Matemática?
- Que tipos de problemas você conhece?
Envie as questões para que tenham subsídios para a conversa.
Atividade principal e Discussão das soluções
Envie aos alunos a imagem do problema e da comanda via digital ou impressa. Caso recebam digitalmente e não tenham como imprimir, podem copiar ou apenas realizar a atividade em uma folha. Instrua como deve ser feito. Encaminhe às famílias algumas questões para que possam interagir com as crianças e ajudá-las a realizar a atividade:
- No problema tem dois números. O que cada um significa?
- Qual a pergunta do problema?
- Como pode responder essa pergunta?
- Que outra pergunta poderia fazer para esta situação?
- Qual o contexto do problema? Qual o assunto? (Competição de bolinhas de gude).
- Que outra situação poderia ser parecida com esta?
- Como pode utilizar os dados numéricos, 12 e 7, para criar o problema?
- No primeiro problema, ao final da competição, Júlio ficou com apenas 7 bolinhas. Isto indica que ele perdeu. Vamos pensar na possibilidade de Júlio ganhar bolinhas?
- Qual seria a pergunta para este tipo de problema? Teria um cálculo?
Quando terminarem de completar e organizar o problema, peça para responderem (se necessário, com a ajuda de um adulto, inclusive como escriba), as seguintes questões, para que reflitam sobre a atividade:
1. COMO FOI CRIAR UM PROBLEMA UTILIZANDO OS MESMOS DADOS NUMÉRICOS?
2. FOI DIFÍCIL PENSAR NA PERGUNTA QUE COMBINASSE COM O PROBLEMA?
3. SE FALTAR ALGUM DADO CONSEGUIMOS RESOLVER O PROBLEMA?
Solicite que te encaminhem o problema e as questões respondidas.
Sistematização do conceito e Encerramento
Após receber as respostas dos alunos, encaminhe uma devolutiva e apresente as aprendizagens da aula (com base nos slides de Sistematização, do conceito e de encerramento) e alguma observação ou intervenção que julgar necessária.
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.