Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos
- Necessários: papel, lápis e imagens digitais ou impressas das atividades.
- Opcionais: celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar as propostas.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções. Lembre-se da relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com a turma, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para deixar disponível na escola e as famílias retirem. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e, para tanto, pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das aprendizagens. Solicite que as famílias encaminhem posteriormente à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Caso realize uma aula síncrona, você pode realizar a proposta do plano de aula da maneira como está apresentada. Porém, procure organizar momentos com grupos menores, para realizar as intervenções nas diversas partes da aula (Retomada, Atividade principal e Discussão das soluções). Feche a aula com o encerramento. Para o Raio X, siga as sugestões abaixo.
Se a aula for assíncrona, solicite a participação de um adulto da família para que possa participar da condução da proposta, conforme as sugestões a seguir.
Retomada
Proponha que um familiar converse com o aluno para relembrar:
- O que é um problema?
- Para que servem os dados de um problema?
- Um problema com muitos dados torna-se mais fácil de entender? O que você pensa?
Oriente as famílias com essas questões.
Atividade principal e Discussão das soluções
Encaminhe a atividade às famílias com orientações bem claras e as questões. Peça para proporem à criança uma questão por vez, para que analise a situação-problema:
- Este problema está completo, ou seja, tem todos os dados?
- Onde estão os dados numéricos do problema? (pedir para o aluno circular).
- O que o problema quer saber? Onde está esta informação? (pedir para indicar e grifar a pergunta).
- Todos os dados numéricos circulados vão ser utilizados para resolver este problema? Por quê?
- Quais informações não são necessárias para obtermos a resposta desse problema? (Pedir para mostrar essas informações).
- Esta situação poderia ser escrita de uma maneira mais simples? Como?
Ao terminar esta discussão e o destaque das informações solicitadas, oriente o familiar para que peça para o aluno reescrever o problema, retirando os dados que estão em excesso.
Em seguida, solicite que este adulto converse com a criança e indique que responda por escrito (se necessário, indique que o familiar seja o escriba) as seguintes perguntas:
1. VOCÊ CONSIDERA ESTE PROBLEMA DIFERENTE? POR QUÊ?
2. O QUE PRECISAMOS OBSERVAR AO LER UM PROBLEMA?
3. QUAL A DIFICULDADE AO LER PROBLEMAS COM MUITAS INFORMAÇÕES OU DADOS?
4. O QUE PODEMOS FAZER QUANDO LEMOS PROBLEMAS COM MUITOS DADOS?
Faça o combinado de como devem te enviar o problema reescrito e as questões respondidas. Pode ser de maneira digital ou não (foto, digitado ou escrito), conforme as possibilidades.
Encerramento
Após receber as atividades dos alunos, encaminhe uma devolutiva apresentando uma síntese de proposições dos alunos acerca das dificuldades ao ler um problema com excesso de dados e o que podem fazer. Utilize como base o slide de encerramento (via mensagem de voz, vídeo ou escrita).
Raio X
A atividade do Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos a realizem e discutam com um familiar. É importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se isso não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
Para esta atividade, o convite às famílias deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente em relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.