Guia de Intervenção
Plano de Aula
Plano de aula: Entendendo problemas
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Leitura de problemas
Descrição
Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Autor: Elissandra Gabarão Altemari
Mentor: Mara Elizabeth Mansani
Especialista de área: Rita Batista
Habilidade da BNCC
Identificar os dados e a pergunta do problema
Objetivos específicos
- Organizar um problema em tiras para que fique coerente
- Identificar e selecionar dados de um problema
Conceito-chave
Estratégia de leitura de problemas
Recursos necessários
- Atividade impressa em folha
Os alunos devem dominar
- Saber elaborar perguntas coerentes com o contexto
- Entender que um problema precisa de dados e que é uma situação a ser resolvida
Habilidades BNCC:
Objetivos de aprendizagem
- Organizar um problema em tiras para que fique coerente
- Identificar e selecionar dados de um problema
Aula
Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
- Tempo sugerido: 2 minutos.
- Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Referência: http://www.plataformadoletramento.org.br/acervo-experimente/894/ler-interpretar-e-resolver-problemas.html
Professor(a), saiba o nível de alfabetização de sua turma
Conheça a nova ferramenta de sondagem e acompanhe a evolução dos alunos
ACESSAR AGORA