Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM10
Recursos
- Necessários: Papel, lápis, revistas, jornais, folhetos para recorte, tesoura, cola e as imagens digitais ou impressas das comandas e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e discussão das soluções lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e que as famílias encaminhem à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
No caso de uma aula simultânea, procure organizar momentos com grupos menores, para que possa realizar boas intervenções. Veja as sugestões abaixo.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família, para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Retomada
Aula assíncrona: Envie a imagem ou a impressão da figura do slide e peça às famílias que conversem com os alunos sobre: “Onde podemos encontrar números?”. Oriente para que deixem os alunos falarem o que conhecem e que façam uma lista, para te enviar, juntamente com a atividade principal. O adulto pode ser o escriba.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Atividade principal
Aula assíncrona: Encaminhe a comanda da atividade e solicite às famílias que organizem o material para recorte (podem ser: revistas, jornais, folhetos, etc). O aluno deve encontrar a imagem que contenha números, recortar, colar numa folha e escrever a que se refere o número. Para escrever, se necessário, pode contar com o adulto como escriba. Combine que te enviem a atividade e a lista realizada na retomada.
Aula síncrona: Antes do momento simultâneo. Envie a comanda da atividade e solicite às famílias que organizem o material para recorte (podem ser: revistas, jornais, folhetos, etc). O aluno deve encontrar a imagem que contenha números, recortar, colar numa folha e escrever a que se refere o número. Para escrever, se necessário, pode contar com o adulto como escriba. Peça que te encaminhem as atividades digitalmente ou não, assim poderá compartilhar durante a aula com os demais alunos. Inicie a aula com a retomada e peça para que contem se foi fácil fazer a atividade; se tiveram dificuldades, quais foram.
Discussão das soluções
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias. Pode listar os diversos contextos que apareceram, onde os números são encontrados.
Aula síncrona: Apresente algumas atividades (se conseguiu fazer a aula com grupos menores, pode socializar de todos os deste grupo) e realize o debate indicado no plano de aula.
Encerramento
Aula assíncrona: Encerre a devolutiva apresentando a síntese das aprendizagens da aula.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase, eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.