Sugestão de adaptaçã para ensino remoto
Código do plano
MAT1_01NUM11
Recursos
- Necessários: Papel, lápis e as imagens digitais ou impressas das comandas e orientações.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.
Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal e na discussão das soluções, lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.
Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo, solicitar alguns registros de soluções e/ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos farão os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminharão à escola, para que você possa intervir através das próximas escolhas e enviar alguma devolutiva aos alunos.
Se sua aula for assíncrona, é importante ter a participação de um adulto da família para que possa colaborar na condução das propostas, conforme as sugestões a seguir:
Aquecimento
Aula assíncrona: Envie as questões do Discuta com a turma e solicite às famílias que conversem com os alunos com base nessas questões. Envie uma lista de onde observamos e usamos os números, solicitando que, depois que as crianças listarem o que sabem, completem com o que faltou. Essa atividade é oral.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Atividade principal e Discussão das soluções
Aula assíncrona: Encaminhe a atividade com todos os modelos e solicite que escrevam para que servem os números em cada situação e circulem as figuras cujos números são usados como códigos. Se os seus alunos não tiverem acesso à impressão, numere cada figura e peça que façam uma lista com as respostas. Solicite que te encaminhem a resolução.
Aula síncrona: Antes do momento simultâneo, envie a comanda da atividade (para alguns alunos umas e para outros outras, ou seja, como se fossem formar grupos). Após o aquecimento, leia e explique a comanda da atividade e dê um tempo para que pensem e façam individualmente. Vá apresentando uma a uma e solicitando que os alunos que fizeram coloquem suas soluções e expliquem para que servem os números em cada situação. Faça isso com as quatro. Use como base as questões do Discuta com a turma, da Discussão das soluções. Se quiser, use também os slides.
Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva aos alunos em suas atividades, com as intervenções necessárias e encerre apresentando a síntese das aprendizagens da aula, conforme slides do plano.
Aula síncrona: Realize a proposta como indicada no plano de aula.
Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, à resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.
Convite às famílias
O convite às famílias para esta atividade deve justificar a importância da participação de um adulto para que a atividade se desenvolva. Valorize essa parceria entre a escola e as famílias, sempre em prol das melhores oportunidades de aprendizagem para os alunos. Saliente que nesta fase eles ainda estão aprendendo a se organizar, especialmente com relação ao ensino remoto. Dê o suporte necessário para que os familiares possam interagir com os alunos e realizar a proposta.